Junta +, a Biblioteca Municipal de Tomar cada vez mais próxima da comunidade

Na passada sexta-feira, dia 5 de julho, foram inauguradas as duas primeiras “Biblioteca Junta+”: uma na Loja do Cidadão da Asseiceira e outra no Centro de Natureza da Póvoa, Além da Ribeira.
Este projeto inovador visa proporcionar acesso à leitura e à cultura para as populações que residem em localidades mais afastadas dos centros urbanos. A iniciativa é uma resposta direta à necessidade de acesso ao conhecimento e aos recursos culturais, garantindo que todos, independentemente da sua localização geográfica, possam beneficiar dos serviços da Biblioteca Municipal António Cartaxo da Fonseca.
Além de levar livros e outros materiais de leitura para estas comunidades, as “Biblioteca Junta +” têm uma missão social importante: promover a interação e o convívio entre os habitantes, especialmente entre os mais idosos. Em muitas destas localidades, a solidão é um problema grave, e estas bibliotecas surgem como uma solução para fomentar o sentimento de comunidade. Assim, a equipa de técnicas da Biblioteca Municipal de Tomar, através de atividades de leitura, debates, oficinas e outros eventos culturais (Junta ++), promove também um espaço onde as pessoas se podem encontrar, partilhar experiências e construir laços.
Este tipo de iniciativa é um exemplo claro de como a cultura e a educação podem ser ferramentas poderosas para a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida. Ao proporcionar um ponto de encontro e de acesso ao conhecimento, as “Biblioteca Junta +” não só enriquecem o dia a dia dos seus utilizadores, como também fortalecem o tecido social das comunidades onde se inserem.
Espera-se que, brevemente, este projeto seja replicado noutras juntas do concelho de Tomar, aumentando assim o seu impacto positivo e contribuindo para um futuro mais inclusivo e culturalmente rico.

agenda-jul-24