Apoio ao Investidor

Logo Tomarinveste

Nos últimos anos temos vindo a assistir a uma mudança de paradigma na gestão autárquica. Tradicionalmente, as políticas de atração de investimento passavam pela isenção de taxas, desenvolvimento de infraestruturas (ex. zonas industriais e parques empresariais), entre outras. No entanto, embora atualmente algumas destas políticas ainda façam sentido, a verdade é que já não são suficientes para a atração de empresas. O contexto atual caracteriza-se por uma forte concorrência entre regiões e concelhos, pelo que se torna importante uma postura mais proactiva por parte das autarquias. Neste sentido, as atividades desenvolvidas no âmbito do Gabinete de Desenvolvimento Económico devem traduzir esta nova postura criativa, inovadora e sobretudo proactiva no que diz respeito à atração de investimento externo.

Numa estratégia de desenvolvimento económico local é importante ter em consideração o tecido empresarial existente, sendo que o apoio às empresas deverá assumir-se como uma prioridade do Gabinete de Desenvolvimento Económico TOMARINVESTE.

Desta forma, uma das estratégias do TOMARINVESTE incidirá na criação de oportunidades para as empresas se atualizarem e modernizarem de modo a que se tornem mais competitivas ao nível local, nacional e internacional, contribuindo igualmente para a competitividade do concelho de Tomar.

Gabinete de Desenvolvimento Económico

O Município de Tomar orienta a sua ação no sentido de transformar o concelho num espaço territorial dinâmico, competitivo e solidário, no contexto da globalização e da sociedade do conhecimento.

É neste contexto que surge o Gabinete de Desenvolvimento Económico, cuja missão passa pela criação das condições necessárias ao investimento económico e pelo desenvolvimento de atividades de promoção do concelho junto de investidores nacionais e estrangeiros.

Neste sentido, cabe a este gabinete o desenvolvimento de ações que contribuam para a promoção do emprego, alteração da tendência de perda de população (sobretudo população jovem e qualificada), aumento do número de empresas ou melhoria da qualidade de vida, entre outras.

Por outro lado, toda a estratégia de desenvolvimento económico deverá ter em conta duas grandes visões, as quais deverão igualmente estar interligadas entre elas:

- Tomar, Polo Tecnológico Desenvolvimento de um parque tecnológico e de uma estratégia, que coloquem Tomar no mapa das regiões tecnológicas ao nível nacional e internacional.

- Tomar, Cidade Criativa Criação de um modelo de desenvolvimento económico e social baseado na criatividade.

Deverá ainda ser tido em consideração o potencial turístico do concelho de Tomar, sendo que o turismo, a par da criatividade e tecnologia, deve ser encarado como um verdadeiro motor de desenvolvimento económico.

Gabinete de Desenvolvimento Económico

Casa dos Cubos