Educação e Biblioteca
- Detalhes
- Atualizado em 22-08-2024
Educação
Ação Social Escolar
Bolsas Ensino Superior
Novo Regulamento Municipal para Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior de Tomar, aprovado em Assembleia Municipal a 28 de abril de 2023 e publicado na II série do Diário da República a 16 de agosto de 2023.
Candidaturas de 1 a 31 de outubro de 2023 através do seguinte link:
https://node3.siga.edubox.pt/backoffice/modulos/Candidaturas/ExternalAccess.aspx?m=499&t=499&Guid=5776e351-ea31-466a-9ec7-f10c69aa88d4
Decisão aprovada em reunião de Câmara de 24/1/2024 e respetiva lista provisória:
Deliberação de Câmara de 22-01-2024
Novo Regulamento Municipal para Atribuição de Bolsas
Subsídios de Estudo
Todos os anos são apresentados, através dos Agrupamentos de Escolas, Boletins de Candidatura a Subsídio de Estudo, relativos a alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Por deliberação tomada pela Câmara Municipal de Tomar, na reunião de 15-09-2014, foram atribuídos 208 Escalões A e 150 Escalões B, após a análise dos boletins de candidatura apresentados.
A quantia deliberada pela autarquia, para o ano letivo 2014/2015, foi de 40,95 € para o Escalão A e 20,48 € (50%) para o Escalão B, pelo que, considerando os valores propostos, a Câmara Municipal de Tomar irá despender, com subsídios de estudo, um total de 11.589,60 €.
Até 31 de outubro decorre o período de candidaturas para a 2.ª fase de atribuição de subsídios, podendo os encarregados de educação que ainda não o fizeram, entregar a documentação necessária no Setor de Educação, na Rua Infantaria 15, n.º 108, 2.º andar ou enviar para
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Regulamento da Ação Social Escolar
Subsídios de Transporte
De acordo com o Decreto-Lei n.º 299/84, os alunos em escolaridade obrigatória (até ao 9.º ano), residentes a mais de 3 Km da escola mais próxima, têm direito a transporte gratuito. Os restantes poderão circular em transporte organizado pela Autarquia, mas pagando o seu transporte.
A alunos em situação de comprovada carência económica, ou em situações especiais, a Câmara Municipal tem atribuído subsídios de transporte escolar.
Por deliberação tomada pela Câmara Municipal de Tomar, na reunião de 29-09-2014, comprovada a carência económica grave do agregado familiar, foi atribuído um subsídio de transporte, no valor referente à vinheta mensal para transporte escolar, a três alunos da Escola Secundária Jácome Ratton, para o ano letivo 2014/2015.
Regulamento da Ação Social Escolar
Subsídios Especiais
O Executivo Municipal tem decidido atribuir subsídios especiais de Refeição e de Tempos Livres, a crianças de Jardim de Infância, provenientes de famílias com comprovada carência económica, de acordo com os seguintes valores:
ATL - Atribuição de 32,50 € mensais.
Refeições - Atribuição de 1,20 € por refeição.
No ano letivo 2013/2014, foram atribuídos subsídios de carácter excecional a 60 crianças de educação pré-escolar pertencentes agregados familiares de comprovada carência económica grave que se traduziram em apoios adicionais de 1,20 € por refeição, de 32,50 € mensais para ATL ou do valor referente à vinheta mensal para transporte escolar. Estes apoios traduziram-se em 8 643,85€ no total do ano letivo.
Regulamento da Ação Social Escolar
Transportes Escolares
O Plano de Transportes Escolares está previsto na secção II do Decreto-Lei n.º 21/2019, de 30 de janeiro de 2019, e é, a nível municipal, “o instrumento de planeamento da oferta de serviço de transporte entre o local da residência e o local dos estabelecimentos de ensino da rede pública, frequentados pelos alunos da educação pré-escolar, do ensino básico e do ensino secundário, salvo quando existam estabelecimentos de ensino que sirvam vários concelhos, casos em que tal instrumento assume nível intermunicipal”.
O plano de transporte escolar conjuga e complementa a rede de transportes públicos e outros planos de transportes em vigor na respetiva área de abrangência, nomeadamente, transporte municipal, das Juntas de Freguesia e de aluguer.
Têm acesso gratuito ao transporte escolar, conjugando a legislação já indicada com o Decreto-lei n.º 84/2019, de 28 de junho, os alunos do ensino básico, quando residam a mais de 3 km do estabelecimento de ensino que frequentam, bem como, os alunos com dificuldades de locomoção que beneficiam de medidas ao abrigo da educação inclusiva, independentemente da distância da sua residência ao estabelecimento de ensino que frequentam, sempre que a sua condição o exija.
Atividades
Colóquio - Alienação Parental
Abertura do Ano Letivo 2016/2017
Dia da Criança
Feira de Educação Emprego e Empreendedorismo
XVII SEMINÁRIO REGIONAL DE EDUCAÇÃO
I Encontro de Familiares e Cuidadores de pessoas com Doença Mental
Semana da Criança e do Ambiente
A Semana da Criança e do Ambiente 2014 decorreu entre 31 de maio e 5 de junho, sendo nos dois primeiros dias (sábado e domingo) aberta ao público e nos restantes dias organizada (com definição de transportes e horários) para receber os jardins de infância e escolas do 1.º ciclo do concelho. Participaram no evento, de 2 a 5 de junho, 2180 crianças e cerca de 2000, nos dias 31 de maio e 1 de junho. Puderam experimentar ateliers de Informática, Ambiente, Desporto, Insufláveis, Química, Contos, Saúde, Segurança, Cinotécnica, Nautimodelismo, entre outros.
Da programação do dia 31 de maio fizeram parte “Os Croods”, na Biblioteca Municipal de Tomar, o Concerto "Fosforo in Tempo", pelo Quarteto de Guitarras da Canto Firme – Associação de Cultura, no Museu dos Fósforos e ainda Nautimodelismo e Canoagem, no Rio Nabão, pelo Pantanal Clube e pelo Grupo Desportivo da Nabância e CCD da CMT e SMAS, respetivamente.
No dia 1 de junho tiveram início as atividades no Pavilhão Municipal de Tomar.
Divididas em 22 ateliers permanentes e ainda outros 7 nos dias 31 e 1, estas atividades foram dinamizadas com o apoio de vários serviços da autarquia (Unidade de Desporto e Juventude, Divisão de Proteção Civil, Unidade de Intervenção Social e Educação) e ainda do Agrupamento de Centros de Saúde do Médio Tejo; Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria; Agrupamento de Escolas Templários; Canto Firme – Associação de Cultura; CLDS+ (Contrato Local de Desenvolvimento Social Mais); Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Tomar; Convento de Cristo; Federação de Andebol de Portugal; Ginásio Clube de Tomar; Ginásio TFitness; Grupo Desp. da Nabância e CCD da CM de Tomar e SMAS; Guarda Nacional Republicana; Instituto Politécnico de Tomar; Livraria Papelaria Nova; Pantanal Clube – Nautimodelismo; Polícia de Segurança Pública; Projeto (Tomar) O Rumo Certo (Programa Escolhas); Projeto Sobre Rodas; Quinta dos Encantos; Regimento de Infantaria 15 (numa parceria do município com a União de Freguesias de Santa Maria dos Olivais e São João Baptista); Resitejo; Sport Club Operário de Cem Soldos e Ténis Clube de Tomar.
Com a colaboração de professores/as e educadores/as, várias turmas apresentaram peças de teatro e canções.
A atividade contou com o apoio do Continente Modelo de Tomar, Intermarché de Tomar, PanricoDonuts, PradoKarton, ACITOFEBA e CIRE. Teve também a colaboração de voluntárias da Universidade Sénior de Tomar.
Visitas de Estudo
No ano letivo 2014/2015, foi elaborado um calendário com as distribuições dos dias para visitas de estudo, para cada um dos Agrupamentos de Escolas, procurando, deste modo, proporcionar um dia de visita de estudo a todas as crianças que frequentem os Jardins de Infância e Escolas Básicas do 1.º Ciclo do Concelho.
Calendarização Agrup. Nuno de Santa Maria
Calendarização Agrup. Templários
Ficha de Transporte Visitas de Estudo
Projeto "Máquina do Tempo"
Afinal, a Máquina do Tempo já existe, e está em Tomar
Um dos melhores bancos de dados on-line sobre História e Património locais do nosso país está a ser construído em Tomar. Tarefa complexa, numa terra riquíssima nesta área, vai permitir que investigadores em qualquer parte do mundo acedam a um vasto conjunto de documentos, que vão de livros a jornais ou fotografias, entre outros, sobre a cidade e o seu monumento mais emblemático, o Convento de Cristo.
O projeto global chama-se Máquina do Tempo e o sítio na internet Tomar Terra Templária, acessível em www.ttt.ipt.pt.
E se no futuro vai ser uma peça fundamental para os estudiosos, hoje em dia já o é para todos os curiosos sobre a História de Tomar e em especial para os alunos e professores das nossas escolas.Querem saber pormenores biográficos de D. Gualdim Pais ou do Infante D. Henrique? Sabiam que Inês Pereira, a da Farsa de Gil Vicente, era tomarense? Conhecem o significado das letras J.T.P. na fachada dos Lagares d’El Rei?
Estas são apenas algumas curiosidades reveladas no sítio Tomar Terra Templária, onde os professores já podem fazer uma visita virtual pela História local com os seus alunos.
Só precisam de escolher o grau de ensino:
Num minuto... para o 1º Ciclo,
Nível 1 para o 2º Ciclo,
Nível 2 para o 3º ciclo e Secundário.
Aí encontram o material necessário para levarem à prática, de facto, o conceito de e-escola, com a possibilidade de acompanharem os materiais preparados para o efeito, mas também links diretos para espaços virtuais tão fascinantes como as imagens a 360º do Convento de Cristo.
Visita ao Convento vestindo trajes da época
Uma vez efetuado o trabalho na aula, os alunos são convidados a efetuarem uma visita de estudo real ao Convento de Cristo, mas em condições também especialmente atrativas. A Máquina do Tempo disponibiliza-lhes, então, o guarda-roupa histórico Sam Levy, constituído por 35 fatos (estão mais alguns em fase de restauro e execução), com uma abrangência cronológica dos séculos XII a XVI.
Este guarda-roupa destina-se a alunos do 4.º ao 6.º ano do concelho de Tomar e aos seus professores e permite uma vivência do espaço muito mais realista, como se de facto entrassem numa máquina do tempo que os levasse ao passado enquanto percorrem os locais com que já se familiarizaram virtualmente.
Como funciona o projeto
A Máquina do Tempo é um projeto de caráter pedagógico que resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Tomar, o Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria, o Convento de Cristo e, na vertente Tomar Terra Templária, também o Instituto Politécnico de Tomar.
O projeto tem como objetivos aumentar a componente lúdica do ensino da História; utilizar as potencialidades de comunicação das novas tecnologias, como canal privilegiado entre os jovens e o Património; dinamizar a partilha de informação entre os diversos níveis e estabelecimentos de ensino; criar conteúdos e recursos educativos adaptados à realidade local; reforçar a utilização do Castelo e do Convento de Cristo como recurso e centro educativo e torná-lo numa referência transversal a diversas disciplinas e níveis de ensino.
A utilização do site como recurso educativo é, naturalmente, aberta a todos os interessados. Os professores que queiram aprofundar o trabalho com a visita de estudo devem inscrever-se em http://www.ttt.ipt.pt/index.php?nivel=3&m=110/, registar a atividade no Projeto Curricular de Turma e ao longo do ano letivo efetuar pelo menos três visitas virtuais de 90 minutos: ao Castelo, à Cidade e ao Convento, decorrendo a visita real no último período.
Conselho Municipal
CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE TOMAR
O Conselho Municipal de Educação de Tomar é uma instância de coordenação e consulta, a nível municipal, da política educativa e tem por objetivo promover a coordenação da política educativa, articulando a intervenção, no âmbito do sistema educativo, dos agentes educativos e dos parceiros sociais interessados, analisando e acompanhando o funcionamento do referido sistema e propondo as ações consideradas adequadas à promoção de maiores padrões de eficiência e de eficácia do mesmo.
De acordo com a Lei nº 159/99, de 14 de Setembro, a Lei nº 169/99, de 18 de Setembro e o Decreto-Lei nº 7/2003, de 15 de Janeiro, foi elaborado e aprovado o Regimento do Conselho Municipal de Educação de Tomar.
Integram o Conselho Municipal de Educação:
- A Presidente da Câmara Municipal e o vereador responsável pela educação;
- O Presidente da Assembleia Municipal, ou, nas suas ausências ou impedimentos, o seu representante;
- Um Presidente de Junta de Freguesia, eleito pelos pares, Representante das Freguesias do Concelho
- O Diretor Geral dos Estabelecimentos Escolares ou quem este designar em sua substituição.
Integram ainda o Conselho Municipal de Educação os seguintes representantes:
- Instituto Politécnico de Tomar, representante das instituições de ensino superior público;
- Um /a representante do pessoal docente do ensino secundário público;
- Um/a representante do pessoal docente do ensino básico público;
- Um/a representante do pessoal docente da educação pré-escolar pública;
- Um/a representante dos estabelecimentos de educação e de ensino básico e secundário privados;
- Dois elementos da Federação Concelhia das Associações de Pais e Encarregados de Educação de Tomar, representantes das associações de pais e encarregados de educação;
- Um/a representante das associações de estudantes do concelho;
- Centro Integração e Reabilitação de Tomar, representante das instituições particulares de solidariedade social que desenvolvam atividade na área da educação;
- Um/a representante dos serviços públicos de saúde;
- Instituto da Solidariedade e Segurança Social, representante dos serviços da segurança social;
- Instituto do Emprego e Formação Profissional de Tomar, representante dos serviços de emprego e formação profissional;
- Direção Regional de Lisboa e Vale do Tejo do Instituto Português da Juventude e Desporto, representante dos serviços públicos da área da juventude e desporto;
- Um representante do Conselho Municipal de Juventude;
- Um/a representante das forças de segurança.
Considerando as matérias a discutir no Conselho Municipal de Educação, são ainda convidados a estar presentes nas reuniões os seguintes elementos:
- Os diretores dos Agrupamentos de Escolas do Concelho;
- A diretora do Centro de Formação de Professores;
- As escolas com ensino artístico, designadamente Sociedade Filarmónica Gualdim Pais e Associação Cultural Canto Firme de Tomar;
- A Escola Profissional de Tomar;
- A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens
De acordo com a especificidade das matérias a discutir no Conselho Municipal de Educação, pode este deliberar que sejam convidadas a estar presentes nas suas reuniões, personalidades de reconhecido mérito na área de saber em análise.
Apoio à Família
APOIO À FAMÍLIA
Programa de Expansão e Desenvolvimento da Educação Pré-Escolar
No sentido de proporcionar, nos estabelecimentos de educação e ensino público de educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico, uma oferta educativa que favoreça o desenvolvimento equilibrado da criança, uma escolarização bem sucedida, uma socialização integrada e que promova o envolvimento das famílias no processo de ensino-aprendizagem, considera-se fundamental garantir a qualidade do funcionamento das componentes de apoio à família.
O Despacho n.º 9265-B/2013, de 15 de julho define as normas a observar no período de funcionamento dos estabelecimentos de educação pré-escolar e 1.º ciclo, bem como na oferta das atividades de animação e de apoio à família (AAAF) e da componente de apoio à família (CAF).
De acordo com o referido despacho, as AAAF são implementadas, preferencialmente, pelos municípios no âmbito do protocolo de cooperação, de 28 de julho de 1998, celebrado entre o Ministério da Educação, o Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social e a Associação Nacional de Municípios Portugueses, no âmbito do Programa de Expansão e Desenvolvimento da Educação Pré-Escolar, sem prejuízo da possibilidade de virem a ser desenvolvidas por associações de pais, instituições particulares de solidariedade social ou outras entidades que promovam este tipo de resposta social.
A CAF é implementada por autarquias, associações de pais, instituições particulares de solidariedade social ou outras entidades que promovam este tipo de resposta social, mediante acordo com os agrupamentos de escolas ou escolas não agrupadas.
Para o fornecimento de refeições no 1.º ciclo do ensino básico, o Programa de Generalização do Fornecimento de Refeições Escolares aos Alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no Despacho n.º 22 251/2005 (2.ª série), de 25 de outubro, prevê a possibilidade de parcerias entre os municípios e os agrupamentos de escolas e ou escolas não agrupadas, associações de pais e encarregados de educação ou entidades que reúnam condições necessárias à apresentação de projetos nesse âmbito.
Neste sentido, para todas as componentes de apoio à família, foram assinados Protocolos de Cooperação com as Associações de Pais e outras Entidades Locais que gerem o funcionamento destas atividades em cada um dos estabelecimentos de educação.
No ano letivo 2014/2015, integram o Programa de Generalização do Fornecimento de Refeições aos Alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, através de Protocolo assinado com cada uma das entidades responsáveis, todas as 23 Escolas do 1.º Ciclo do Concelho, abrangendo um total de 1172 alunos.
No âmbito do Programa de Expansão e Desenvolvimento da Educação Pré-Escolar todos os 22 Jardins de Infância do concelho possuem serviço de refeições e 21 atividades de Prolongamento de Horário.
Os Jardins de Infância com Prolongamento de Horário são dotados de uma equipa itinerante que garante, aos alunos que os frequentam, um bloco de atividade por semana de Educação Física, Educação Musical e Jogos Tradicionais.
Universidade Sénior
Universidade Sénior
Na sequência da deliberação do Executivo Municipal de 27-03-2007, foi aprovada a criação da Universidade Sénior em Tomar que funcionou, em regime experimental, nos meses de Maio, Junho e Julho de 2007.
No ano letivo 2022/2023, os/as alunos/as podem optar entre este leque de disciplinas:
Artes Decorativas, Astrologia, Atividades Aquáticas, Canto Coral, Clube da Caminhada, Danças Tradicionais, História da Arte, Informática, Informática na ótica do Utilizador, Inglês, Lavores, Literatura Portuguesa, Literatura Portuguesa, Multiculturalidade da história de uma região num País, Natureza e Bem Estar, Pintura, Português, Tardes de Partilha com Arte, Teatro, Terapia Prânica, Zumba.
Algumas destas disciplinas funcionam em diferentes níveis, num total de 48 aulas semanais.
Podem inscrever-se todas as pessoas com mais de 50 anos de idade, com qualquer nível de escolaridade.
As Universidade Seniores surgiram nos anos setenta, na Europa, e nos últimos anos a sua notoriedade tem vindo a aumentar. Em Portugal já existem cerca de 300 e são reconhecidas como espaço privilegiado de inserção e participação social das pessoas com mais de 50 anos.
Tal como as congéneres portuguesas, a UST funciona em regime de educação não formal, sem fins de certificação e no contexto da formação ao longo da vida, sendo todos/as os/as professores/s voluntários/as.
A Universidade Sénior de Tomar funciona no antigo edifício do Colégio Nuno Álvares, 1.º andar.
Contactos –
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/ 912 896 054 / 249 346 241.
Carta Educativa
Carta Educativa do Concelho de Tomar
Instrumento fundamental de planeamento e ordenamento prospetivo indispensável para uma atuação estratégica de racionalização dos recursos, com vista a uma política educativa cujo objetivo é o de promover uma educação de qualidade no concelho.
Aprovada a 4 de Abril de 2008, em Assembleia Municipal, a Carta Educativa do Concelho de Tomar foi homologada pela Ministra da Educação no dia 15 de Maio de 2008.
Carta Educativa de Tomar
Monitorização
O processo de revisão de Carta Educativa do Município de Tomar foi iniciado em 2020. Por várias vicissitudes, na sua maioria relacionadas com a pandemia, o trabalho técnico de diagnóstico foi demorado. Entretanto deu-se o período de fim de mandato em 2021, durante o qual não faria sentido prosseguir com a discussão do documento.
Chegados a 2022 entendemos que a maioria dos dados estava já desatualizada, até porque entretanto foram disponibilizados os resultados relativos aos Censos 2021, pelo que no ano transato e particularmente desde o início do novo ano letivo, encontramo-nos a trabalhar nessa atualização de diagnóstico, muito junto da comunidade escolar.
Procurando uma monitorização contínua dos contributos, e dado que o questionário online para recolha de “opiniões e sugestões” concebido para a fase de disgnóstico foi disponibilizado em fevereiro de 2021, entendemos também que pode ser pertinente partilhar um novo questionário para, junto da comunidade, poder recolher novos contributos.
É simples e não retirará muito tempo. Participe!
É só clicar em https://forms.gle/KySS9kt4BU9zdrgR7
Formulários
Regulamento de Ação Social Escolar
Ficha de Identificação Associação de Pais e Encarregados de Educação
Ficha de Incrição Entidade Promotora Voluntariado
Ficha de Inscrição Voluntariado
Ficha de Reclamação de Transportes
Ficha de Transporte - Visita de Estudo
Novo Regulamento Municipal para Atribuição de Bolsas
Biblioteca Municipal António Cartaxo da Fonseca
Consulte aqui o catálogo bibliográfico da Biblioteca Municipal de Tomar
História
A história da leitura pública em Tomar tem os seus primórdios marcados pelo espírito da lei de 2 de Agosto de 1870 de autoria de D. António da Costa através da qual são criadas as bibliotecas populares, cuja necessidade é justificada no seu preâmbulo: “a parte da população que já conseguiu a vitória do aprender, tem sede da leitura, e é necessário que os poderes públicos, de acordo com a acção municipal e com a iniciativa particular, lhe mitiguem essa sede”.
Neste sentido, a Câmara, em sessão de 21 de Janeiro de 1876, pede a concessão de livros para a Biblioteca Popular de Tomar que se propõe instalar numa das dependências dos Paços do Concelho.
Apesar de extremamente avançada para a época a lei de D. António da Costa não se revelou de fácil execução, não apenas em Tomar como em muitos outros municípios.
A República não se mostrou indiferente perante a inoperância que revelaram as bibliotecas públicas.
Também em Tomar (Deliberação de 5 de Maio de 1913) a Câmara decide da “reorganização” da Biblioteca dando corpo ao Decreto com força de Lei de 18 de Março de 1911: “o franco acesso à Biblioteca, a ampla leitura domiciliária, as colecções móveis, as salas para crianças, a leitura no caminho-de-ferro, nos hospitais e nas prisões - esse conjunto de meios que, além de facilitar o livro, solicitam o leitor, oferecendo-lho em todas as condições, enviando-lho para todos os pontos, tem sido completamente posto à margem neste país”.
Com o regime saído do 28 de Maio e a solidificação do “Estado Novo” pretende-se combater o analfabetismo e defende-se a necessidade da leitura domiciliária mas...” com as convenientes cautelas e segurança...”
A biblioteca pública em Tomar, tal como outras bibliotecas públicas portuguesas, constitui o espelho da política cultural obscurantista.
Em 1963 a Câmara toma conhecimento do despacho do Ministério das Obras Públicas que aprova o projecto da “Reconstrução da Casa Quinhentista e sua adaptação a Biblioteca Municipal”.
Manuel da Silva Guimarães desenvolveu, nesta fase, um louvável trabalho manifestado quer na organização do espaço, quer sobretudo, na organização dos fundos bibliográficos.
Para o enriquecimento destes fundos contribui apaixonadamente António Cartaxo da Fonseca, não apenas pela quantidade de obras doadas, mas sobretudo, pelo valor documental que elas possuem. Outros beneméritos, entre muitos, não devem ficar esquecidos: Vieira Guimarães, Augusto Tamagnini, Fernando (Nini) Ferreira, Fernando Lopes-Graça e José-Augusto França. Manoel de Matos oferece uma valiosa colecção de moedas, tapeçarias e o mobiliário para o edifício da Rua Silva Magalhães. O Decreto-Lei nº 111/87 de 11 de Março pode considerar-se um marco histórico para Leitura Pública em Portugal. Nele foi definido um instrumento legal, na figura de um contrato-programa que permitia a concretização efectiva do apoio técnico e financeiro do Estado à criação de uma Rede de Leitura Pública, competindo às autarquias a responsabilidade da criação e manutenção das suas bibliotecas.
Em 1989 a autarquia adere à Rede de Leitura Pública através de um contrato-programa com o ex-IPLL (Instituto Português do Livro da Leitura) contrato esse que passou pela construção do edifício, aquisição do equipamento e mobiliário assim como do fundo documental.
A Biblioteca Municipal de Tomar, à qual foi atribuído o nome “António Cartaxo da Fonseca” em homenagem ao cidadão empenhado, para além do apoio contratual do IPLB (Instituto Português do Livro e das Bibliotecas), recebeu da Fundação Calouste Gulbenkian a doação do fundo documental pertencente à Biblioteca Fixa nº 72 de Tomar que passou, deste modo, a integrar o acervo da nova Biblioteca.
Serviços
Referência e informação
Para orientação dos utilizadores na Biblioteca e apoio nas pesquisas bibliográficas.
Livre acesso
Todos os documentos que estão na sala de leitura encontram-se em livre acesso, podendo o utilizador consultar a documentação que necessita de forma autónoma.
Consulta local
Alguns documentos, tais como obras de referência, enciclopédias e dicionários destinam-se apenas à consulta na Biblioteca. Estas obras encontram-se identificadas com um autocolante amarelo na lombada.
Empréstimo domiciliário
O empréstimo domiciliário abrange todas as obras pertencentes ao fundo documental da Biblioteca., com excepção das obras de referência devidamente assinaladas, periódicos locais/regionais, cd-roms e jogos.
Fotocópias
Para documentação em regime de consulta local.
Diários da República
Os utilizadores têm acesso à consulta dos Diários da República I, II e III séries.
Acesso às tecnologias de informação
A Biblioteca oferece também aos seus utilizadores a possibilidade de acesso às novas tecnologias de informação e comunicação através de computadores disponíveis na sala de audiovisuais e no centro de digitalização e edição gráfica. Ambos os espaços têm postos de acesso à Internet.
Catálogo informatizado
Os utilizadores da Biblioteca têm acesso ao catálogo informatizado (OPAC). Através deste é possível efectuar pesquisas bibliográficas por autor, título, assunto, colecção, cota, etc.
Animação do livro e da leitura
Este serviço assenta na implementação de projectos que tenham por base a ideia de que a aquisição de hábitos de leitura e o prazer de ler passam necessariamente pela apreensão do livro pela criança de uma forma lúdica.
Animação cultural
Assenta no princípio de que a Biblioteca é um organismo vivo e activo que disponibiliza um conjunto variado de actividades, exposições, encontros com escritores, conferências, debates, etc.
Cooperação com as escolas
Através de actividades diversas: visitas guiadas à Biblioteca, apoio às Bibliotecas Escolares e participação em actividades de animação.
Espaços Funcionais
A Biblioteca Municipal de Tomar António Cartaxo da Fonseca está instalada num edifício construído de raiz, sendo constituída por um conjunto articulado de espaços funcionais.
Átrio/ recepção
É um espaço de acolhimento e orientação dos utilizadores. No balcão central de atendimento pode o utilizador esclarecer-se sobre o funcionamento da Biblioteca, proceder à sua inscrição, requisitar e devolver os documentos passíveis de empréstimo domiciliário. É, também, um espaço onde poderá descobrir pequenas exposições e painéis informativos sobre acontecimentos, assim como as novidades bibliográfico-documentais adquiridas pela Biblioteca.
Átrio/ zona de exposições
Em ligação directa com o átrio / recepção encontra-se a zona de exposições, onde o utilizador poderá descobrir ou reencontrar um escritor, um pintor, um fotógrafo, um músico, um tema, um acontecimento. Facilitar o acesso às expressões culturais de todas as manifestações artísticas são missões da Biblioteca.
Sala leitura geral / adultos
Secção constituída por três espaços específicos.
À entrada os utilizadores poderão encontrar jornais e revistas locais e nacionais. Depois partindo da consulta do catálogo ou do livre acesso às estantes, encontram o fundo bibliográfico destinado ao empréstimo domiciliário. Ao fundo da sala, num espaço de maior silêncio, convidativo à consulta, estudo e investigação encontram-se as obras de referência.
Neste espaço o leitor poderá encontrar, também o fundo local constituído por obras referentes ao concelho de Tomar e outras de interesse local e regional.
Sala leitura infanto-juvenil
Os leitores mais jovens encontram neste sector espaços informais para a leitura ou audição de histórias e canções; espaços para consulta e pesquisa sobre os mais diversos assuntos em suportes diversos (livros, revistas, cd-roms) e ainda espaços de animação: a sala do conto. Através da interligação funcional destes espaços, partem à descoberta do mundo entre as páginas dos livros, os segredos dos jogos, as cores da vida e a audição dos contos.
Sala Multiusos
É um espaço destinado ao visionamento de videocassetes e dvd’s, à audição de música e à consulta de CD-ROM’S, contribuindo deste modo para a criação de uma outra dimensão de biblioteca pública centrada, não apenas no livro, mas também nas novas linguagens audiovisuais
Espaço Internet
É um espaço informal com equipamento informático para poder responder às necessidades dos utilizadores nomeadamente à execução de trabalhos de grupo, processamento de texto, digitalização de documentos e acesso á internet.
Secção de reservados
É uma sala destinada a albergar as obras cujo valor bibliográfico as impede de serem colocadas em livre acesso ou de serem requisitadas para empréstimo domiciliário.
Auditório
Se a “biblioteca pode e deve actuar no sentido de ampliar a dimensão do acto de ler”, como sugere Luiz Milanesi, este espaço visa a realização de actividades de promoção do Livro e da Leitura: encontros com escritores, visionamento de filmes e outras manifestações artísticas.
Depósito
No depósito estão arquivados os livros que não são movimentados com tanta frequência. Aqui encontram-se também os Diários da República, bem como as publicações periódicas.
Aconteceu
Ficam aqui algumas das muitas atividades que tiveram lugar nos diversos espaços da Biblioteca Municipal António Cartaxo da Fonseca
Bibliotecando em Tomar
5 e 6 de Maio 2017
4ª Feira do Livro Usado
20 de Março a 1 de Abril 2017
Notícias do Mundo Literário
A sala de leitura geral da nossa biblioteca vai desenvolver uma atividade onde irá divulgar, regularmente, notícias do mundo literário, efemérides, lançamentos de livros, novas edições, prémios literários nacionais e estrangeiros, aniversários de autores, comemorações, entre outros.
Neste momento assinalamos….
Apresentação do livro "Nas Assas de uma Borboleta" de Virgílio Saraiva
21 de Março 2017
II Encontro Municipal da Proteção Civil
18 de Março 2017
Ação de Formação
10 e 11 de Março 2017
Apresentação Livro "Envelhenescer" de Pedro Chagas
17 de Fevereiro de 2017
Palestra "Quem tem Coragem"
10 de Fevereiro de 2017
Palestra "Diferenciação Pedagógica"
8 de Fevereiro de 2017
Colóquio - Saberes do Entardecer
2 de Fevereiro de 2017
A decorrer
Projeto "Ler Doce Lar"
Projeto Mente Sã - A Biblioteca no Centro de Dia/ Lar
O Plano Anual de Atividades da Biblioteca Municipal António Cartaxo da Fonseca, como documento estratégico que organiza as práticas dos diferentes setores que a compõem, contempla, também, a realização de atividades de âmbito social, viradas para a comunidade local sénior e juvenil.
Neste sentido, o Projeto “Mente Sã” contempla a ida de dois técnicos da biblioteca municipal a Centros de Dia e Lares com livros caminhante...s e atividades artísticas, uma vez por mês, combatendo assim o isolamento e proporcionando, através de várias atividades, momentos de leitura e partilha entre a população sénior (lengalengas, tradição oral, cantilenas, anedotas, hora do conto, teatralização de livros entre outras outras).
Durante o ano serão desenvolvidas, ainda, nas diferentes respostas sociais diversas atividades consoante o mês e a época que decorre. As atividades de maior relevância serão desenvolvidas em áreas como a Exploração Cognitiva (jogos, Hora do Conto); Atividades de Exploração Oral/ Corporal, tais como conversas/comentários de jornais e revistas, música associada a livros de autores/compositores e Atividades de Expressão Plástica que permitam desenvolver e estimular a imaginação e a criatividade através das várias formas de expressão, desenvolver a motricidade fina, a precisão manual e a coordenação psicomotora.
Encontramo-nos neste momento a ultimar as atividades a realizar e em breve estaremos na estrada! Ate breve."
"Reutilizar.org"
A Biblioteca Municipal de Tomar integrou o projeto “Reutilizar.org”- movimento pela reutilização dos livros escolares.
O “Movimento pela reutilização dos livros escolares” é um movimento de cidadãos que promove a criação e divulgação de bancos de recolha e partilha gratuita de livros escolares em todo o País.
O objetivo único deste movimento é tornar a reutilização de livros escolares uma prática Universal em Portugal
O que é o um “banco de partilha de livros escolares”?
É uma iniciativa promovida por cidadãos ou entidades independentes associada ao movimento reutilizar.org que verifica e subscreve integralmente os princípios de funcionamento e objectivos do Movimento pela reutilização dos livros escolares nomeadamente o Princípio da Gratuitidade.
Estes bancos recebem os livros que lhes são confiados disponibilizando-os a quem precisa deles.
Nenhuma actividade dos bancos envolve dinheiro em qualquer das suas formas.
O movimento Reutilizar agrega mais de 150 bancos de livros, espalhados por todo o País, que dão apoio a pais e estudantes na obtenção de livros escolares a custo zero.
Como funciona?
Quer entregar livros?
Entregue-os no Banco mais próximo. Agradecemos que se dirija a um dos Bancos, e que deixe aí os seus livros escolares. Os responsáveis pelo Banco farão a seleção dos mesmos de modo a poderem ser reutilizados.
Precisa de livros?
Procure-os no Banco mais próximo. Basta dirigir-se a um dos Bancos e procurar os livros escolares que precisa. Todos os Bancos aderentes ao Movimento REUTILIZAR.ORG partilham o mesmo princípio de GRATUITIDADE, não havendo qualquer custo associado.
O nosso Lema Reutilizar é ainda melhor que Reciclar!
Horário e contactos:
Verão
15 Junho a 15 Setembro
Segunda a sexta: 9.30h-13h / 14.30h-18h
Sábado: Encerrado
Inverno
16 Setembro a 14 Junho
Segunda a sexta: 9.30h-18.30h
Sábado: 10h-13h
Morada:
Alameda dos Templários 2300-303 Tomar
GPS N 39º 36.197 O 008º 24.320
Telefone: 249 329 874/249 324 141
Fax: 249 329 805
E-Mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
XXI Seminário Regional de Educação - 2019
Intervenientes
Ariana Cosme
Inscrições
XX Seminário Regional de Educação - 2018
Intervenientes
Brevemente disponível
Inscrições
XIX Seminário Regional de Educação - 2017
Apresentação
XIX Seminário Regional de Educação: Tomar a Aprender – tod@s capazes, tod@s diferentes
O sucesso escolar é, incontornavelmente, um dos grandes objetivos da Instituição Escola. É, seguramente, o caminho que desejaríamos que todos os alunos confiados à Escola, trilhassem. O sucesso escolar tem-se constituído, pois, como uma das nossas maiores preocupações, traduzida numa profusão de diligências quer pedagógicas quer burocráticas. Repetidamente, também, o discurso tutelar se tem concentrado na tónica dos professores / escola como fazedores da mudança para esse sucesso.
Todavia, convém não esquecer que o fenómeno do insucesso está (e mantém-se) associado a muitas outras variáveis que não apenas a da Escola e, dentro dela, os professores. Convergem no insucesso e abandono escolares toda uma conjuntura de fatores estruturais, nomeadamente, os de ordem económica, social e cultural, sacudida e agravada nos últimos anos, por convulsões à qual a Escola é alheia, mas que nela se refletem inevitavelmente. Convém igualmente não esquecer que é o aluno o agente principal da sua própria aprendizagem.
É precisamente neste âmbito que encaixa a ação da escola e do professor, no contributo de confiança, orientação, conhecimento, explicitação, educação, ajuda, entre outros, constituindo-se como um dos fatores que poderão concorrer para a inflexão do insucesso e abandono escolares. Contributo na convergência com o papel da família, amparo e transmissora de valores, o papel que cada aluno tem no seu próprio processo de construção e de auto-organização mental e identitária e o papel de uma cultura promotora dos valores da Escola. Assim, convém concentrarmo-nos no que a Escola / os professores podem fazer para minorar a incidência do insucesso e do abandono.
Muitas iniciativas se têm vindo a tomar partindo do Ministério de Educação mas também das escolas, onde se têm multiplicado os esforços quer organizacionais, concretizados, por exemplo, em formações para professores quer a nível de grupos disciplinares, diretores de turma e dos professores individualmente, no reforço motivacional, em estratégias pedagógicas variadas, na implementação de salas de estudo e de apoios… Foi também nesse âmbito que o Ministério de Educação lançou, no ano transato, o Programa Nacional para a Promoção do Sucesso Escolar, concretizado em cada Escola / Agrupamento no seu Plano de Ação Estratégica.
Assim, tendo em conta que o papel da Escola é crucial e incontornável nesse desiderato e considerando-se que a colaboração e responsabilidade das Comunidades Educativas são essenciais, convém, pois, criar oportunidades onde essa Comunidade possa refletir proativamente e ponderar sobre que alternativas se podem perfilar no sentido de minorar o abandono escolar e promover o sucesso, com a consciência de que essa melhoria se fará na concorrência dialética com o desenvolvimento profissional dos professores e da autorregulação das suas práticas educativas.
Cartaz
Intervenientes
Cliquar no nome ou fotografia para aceder às respetivas notas biógraficas e resumos
Maria Celeste Gonçalves Simões de Sousa
XVIII Seminário Regional de Educação - 2016
Apresentação
ApresentaçãoA questão do insucesso e abandono escolares tem sido recorrente e atravessou as últimas décadas, fazendo-se presente, insistentemente, no trabalho dos docentes. Tem-se constituído como uma das maiores preocupações em termos formais, traduzida numa profusão de diligências quer pedagógicas quer burocráticas, sempre crescentes, mas também em termos informais.…
Além de não ser uma novidade, convém ainda não esquecer que estes fenómenos do insucesso têm sido (e mantêm-se) associados a muitas outras variáveis que não apenas a Escola e, dentro dela, os professores. Convergem no insucesso e abandono escolares toda uma conjuntura de fatores estruturais, nomeadamente, os de ordem económica, social e cultural, sacudida e agravada nos últimos anos, por convulsões à qual a Escola é alheia, mas que nela se refletem inevitavelmente.
Assim, situando a problemática em aberto, os professores constituem-se apenas como uma das variáveis que poderá contribuir para a inflexão do insucesso e abandono escolares. Não se podem substituir ao papel da família, amparo e grande transmissora de valores, ao papel de uma cultura promotora dos valores da Escola e ao papel principal que cada aluno tem no seu próprio processo de construção e de auto-organização mental e identitária. Assim, feita a ressalva, convém concentrarmo-nos no que a Escola/os professores ainda podem fazer para minorar a incidência do insucesso e do abandono.
Segundo a Direção Geral de Educação, no que respeita a dados, em 2013/14, por exemplo, a taxa de retenção e desistência no 4.º ano de escolaridade fixou-se nos 3,3% mas no 2.º ano ultrapassou os 10%; por outro lado, no ensino secundário, parece que o aumento da escolaridade obrigatória para doze anos trouxe um problema acrescido, o aumento do abandono escolar (e do insucesso) daqueles que, aparentemente, não querem continuar a estudar. Ainda segundo a mesma fonte, a nível nacional, em cada 1000 alunos, 112 ficaram retidos ou desistiram de estudar; na região Centro, em cada 1000 alunos, 94 ficaram retidos ou desistiram de estudar; no território da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, em cada 1000 alunos, 82 ficaram retidos ou desistiram de estudar.
O que se tem estado a fazer para mitigar estas realidades? A nível do Ministério de Educação, lançaram-se alguns projetos, nomeadamente: o Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, TEIP3, que inclui o Programa Escolhas, o Alargamento da rede escolar e Mediadores para a Inclusão; apoio à implementação de metodologias Mais Sucesso Escolar (Fénix e TurmaMais); Percursos Curriculares Alternativos; aumento da oferta de Ensino Dual, com Cursos Vocacionais e Cursos Profissionais. Por sua vez, a nível das escolas, multiplicam-se os esforços quer organizacionais, concretizados, por exemplo em formações para professores quer a nível de grupos disciplinares e dos professores individualmente, no reforço motivacional, em estratégias pedagógicas variadas, na implementação de salas de estudo e de apoios…
Então, convém refletir sobre a implementação destas e de outras medidas, sermos proativos e ponderar sobre que alternativas se podem perfilar no sentido de minorar o abandono e o insucesso escolares.
Cartaz
Intervenientes
Cliquar no nome ou fotografia para aceder às respetivas notas biógraficas e resumos
Maria Celeste Gonçalves Simões de Sousa
Ana Cristovão, Ricardo Monginho e José Verdasca
Inscrições
Edição Anterior (2015)
Apresentação
Quando se fala de evolução temporal e das transformações que a acompanham, entende o bom senso partir do princípio que essa evolução se faz necessariamente no sentido positivo, de patamares do menos, para o mais consistente: melhor ensino, melhor aprendizagem, melhores condições de trabalho, melhores resultados dos alunos, maior satisfação docente.
Ora a realidade escorregadia dos tempos que têm devindo ao presente século, refletida também na Educação, ocasionada essencialmente pela profunda crise económica, política, social e também, dialeticamente, de valores, mostra-nos uma Escola assoberbada por profundas convulsões, esgotada por falta de condições de trabalho, por insatisfação / mau estar docente, por carência de cidadania responsável, entre outras.
Coloca-se, então, a grande questão, que desafios se perfilam para a Escola Pública: cair os braços, deixar-se arrastar e morrer suavemente, ou reclamar para si o direito à primazia, ao protagonismo, à dignificação, à mudança, mas uma mudança sustentável, não uma qualquer mudança demagógica, daquelas onde só o discurso muda.
É neste âmbito de dignificação e de primazia política e social que se enquadra a necessidade de uma reflexão séria sobre as condições e variáveis que giram em torno dos desafios da Escola Pública.
Cartaz
FrEEE 5ª Edição 8 a 11 Março 2019
Programa
FrEEE 4ª Edição 12 a 14 Abril 2018
Programa
Eu sou o (meu) negócio – Criação do próprio emprego
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