Município de Tomar disponibiliza visitas 3D com guia virtual em tempo real

O projeto foi lançado ontem à tarde no CCL – Complexo Cultural da Levada, pela Divisão de Turismo e Cultura do Município de Tomar.

Museu100distâncias, é um serviço de visitas inclusivas que, por via de novas ferramentas e soluções digitais, pretende contribuir para a promoção turística e cultural do concelho e afirmar Tomar enquanto destino acessível, através da operacionalização de novas formas de visitação a alguns equipamentos museológicos e bens patrimoniais existentes no território.

“À distancia de um click” como referido pela Vereadora Filipa Fernandes, agora, diferentes públicos com limitações físicas ou de deslocação poderão ter acesso à cultura. “Queremos que o museu chegue a casa de todos. A cultura não é para alguns, a cultura é para todos”.

Deste grupo de potenciais interessados, podem-se destacar instituições particulares de solidariedade social, centros hospitalares, estabelecimentos prisionais, estabelecimentos escolares, associações ou grupos emigrantes, entre outros que por qualquer razão, física, logística ou geográfica, não disponham de condições para aceder presencialmente aos referidos espaços.

João Pinto Coelho, apresentou detalhadamente o funcionamento do serviço que foi exemplificado do ponto de vista do utilizador com uma demonstração em tempo real de todo o processo e visita.

Nesta primeira fase do projeto, os serviços dispõem de visitas por marcação aos seguintes equipamentos e monumentos: Núcleo Interpretativo da Fundição Tomarense, Núcleo Interpretativo da Central Elétrica; Sinagoga de Tomar e Núcleo interpretativo Abraão Zacuto e o Núcleo de Arte Contemporânea – Museu Municipal.

As visitas requerem marcação através de e-mail para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. e encontram-se estruturadas para se realizarem às quartas-feiras, no período das 09h30 às 17h00, com a duração máxima de 30 minutos.

Este projeto é compaginado com a Orientação Estratégica para a Dinâmica Museológica Local (2022-2025) e com a estratégias da Rede de Museus do Médio Tejo da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, da Entidade Regional do Turismo do Centro de Portugal e do Turismo de Portugal I.P..

icon-galeria-img Galeria fotográfica