Ciclo em Fotografia e Território apresenta primeira exposição com 2 projetos no CEFT

CICLO DE EXPOSIÇÕES EM FOTOGRAFIA E TERRITÓRIO 2021

Centro de Estudos em Fotografia de Tomar (CEFT - Casa dos Cubos)

PIN de João Mota da Costa / Colosso de Rodrigo Cardoso

17 de abril a 6 de junho

O projeto “Fotografia e Território”, promovido pelo CEFT – Centro de Estudos em Fotografia de Tomar, iniciou-se em Novembro de 2020 através do lançamento do portal https://fotografiaeterritorio.ceft.pt/, o qual aspira ser uma referência para o arquivo de projetos com ligações ao território nacional, onde consta já um conjunto significativo de autores e trabalhos, que proporcionam um panorama diverso da fotografia portuguesa nessa temática. Procurando aprofundar as ligações, e transmitir conhecimento à comunidade fotográfica e ao público em geral, o CEFT - Casa dos Cubos apresenta em 2021 um Ciclo de Exposições em Fotografia e Território, com a programação de João Henriques, fotógrafo com ligações a Tomar, cidade onde nasceu, e onde também estudou, no Mestrado em Fotografia do Instituto Politécnico de Tomar.

A primeira das exposições do Ciclo em Fotografia e Território, apresenta 2 projetos: PIN, de João Mota da Costa, com uma abordagem fotográfica realizada no Concelho de Óbidos, cujo ponto de partida foi o Decreto Lei que regulamenta os projetos PIN (Projeto de Interesse Nacional), através do qual se regulamenta e autoriza a construção em áreas de paisagem protegida da costa portuguesa. Colosso, de Rodrigo Simões Cardoso, é um conjunto de imagens derivadas do interesse numa formação rochosa invulgar, algures na costa portuguesa. Ambos, exploram zonas próximas de um dos grandes marcadores visuais da identidade paisagística portuguesa, a costa marítima, em João Mota da Costa vincando-se a tensão entre o território, a ecologia e a preservação/destruição e os interesses económicos; no caso do Rodrigo Cardoso, analisa a paisagem através de uma fragmentação em diferentes escalas, de linhas e formas de uma anatomia peculiar, numa amplitude que se inscreve entre a busca da essência na e da natureza, e o traço na paisagem que o homem e o tempo nela vai inscrevendo.

João Mota da Costa - (1954). Exerce Medicina na especialidade de cirurgia de mão. Iniciou o seu percurso na Fotografia em 1969, exibindo e publicando com maior regularidade desde 2011. Estudou no Atelier de Lisboa, e terminou a Pós-Graduação em Discursos de Fotografia Contemporânea na Faculdade de Belas Artes de Lisboa.

Rodrigo Simões Cardoso - (1973, Lisboa). Fotógrafo, vive e trabalha em Lisboa. Completou o curso de fotografia do AR.CO em 1996, e o curso avançado de fotografia na escola MauMaus em 1997. Concluiu o curso de Projeto e Construção de um Livro orientado por António Júlio Duarte e David-Alexandre Guéniot no Atelier de Lisboa entre 2017 e 2019, e residência artística com Jem Southam na Serra do Açor em 2019.

banner-redes-expo-PIN-Colosso-2