Já pode votar no Orçamento Participativo para 2017 e não precisa de estar em Tomar

Está a decorrer até ao dia 30 de novembro a fase de votação do Orçamento Participativo do Município de Tomar. Este ano, há duas novidades no sistema: pode votar qualquer cidadão nacional que esteja devidamente recenseado e, ao votar, terá que escolher obrigatoriamente três propostas.

A votação poderá ser feita online em http://op.cm-tomar.pt/ ou presencialmente nas assembleias de voto a realizar em todas as freguesias nas seguintes datas, sempre das 13 às 18 horas:
- Além da Ribeira/Pedreira (no edifício da J. F. Pedreira) - 10 de novembro
 - Asseiceira - 9 de novembro
 - Carregueiros - 15 de novembro
- Casais/Alviobeira (no edifício da J. F. Casais) - 24 de novembro
- Madalena/Beselga (no edifício da J. F. Madalena) - 14 de novembro
 - Olalhas - 23 de novembro
 - Paialvo - 16 de novembro
 - Sabacheira - 17 de novembro
 - S. Pedro - 22 de novembro
- Junta urbana (no edifício da J. F. S. Maria dos Olivais) - 21 de novembro
- Serra/Junceira (no edifício da J. F. Serra) - 28 de novembro

Para efetuar a votação online os participantes têm de preencher obrigatoriamente os seguintes campos:
 a) Número do Cartão de Cidadão/BI;
 b) Data de nascimento;
 c) Número de eleitor;
 d) Número de telemóvel.

Para a votação presencial estarão disponíveis técnicos da equipa do Orçamento Participativo nas datas e locais marcados para o efeito. Para efetuar esta votação, os participantes deverão fazer-se acompanhar dos mesmos dados referidos anteriormente.
Todos os dados recolhidos no sistema de votação (online ou presencial) serão apenas acedidos pela equipa gestora do Orçamento Participativo para proceder à validação dos votos.

São nove as propostas a votação:

1. Praia Fluvial de Alqueidão (Olalhas) - Construção de uma praia fluvial na zona de Alqueidão, dotando-a de instalações de apoio para que todos os que frequentam esta zona possam usufruir de melhores condições. Pretende-se a instalação de um edifício com sanitários públicos e a realização de diversos arranjos exteriores.

2. Um Projeto para Todos. Todos por um Projeto. Vem Viver a Natureza a partir da Escola Primária da Portela (S. Pedro) - Reabilitação da Escola Primária da Portela para o apoio a atividades de Desporto/Natureza, incluindo um albergue (pequeno alojamento) e um núcleo museológico.

3. Projeto e remodelação do edifício de apoio das Piscinas Municipais Vasco Jacob - Realização de projeto e remodelação do edifício de apoio (balneários, wc´s, enfermaria e bar) das Piscinas Municipais Vasco Jacob, mantendo a mesma arquitetura, mas dotando-a de melhores condições para todos os que anualmente frequentam este espaço público.

4. Praia Fluvial de Vila Nova (Serra e Junceira) - Construção de uma praia fluvial em Vila Nova, dotando-a de instalações de apoio para que todos os que frequentam esta zona possam usufruir de melhores condições. Pretende-se a instalação de um edifício com sanitários públicos e a realização de diversos arranjos exteriores.

5. Jardim Digital da Biblioteca Municipal de Tomar - Requalificação do espaço envolvente à Biblioteca Municipal de Tomar, com a renovação do jardim já existente, remoção dos dois pequenos lagos desativados e a criação de um novo espaço ajardinado com mais bancos aproveitando as sombras já existentes. Melhoria da iluminação pública para evitar as zonas escuras e atrair mais a população. Melhoria do sinal wireless da biblioteca para promover o acesso à internet nos espaços exteriores e criação de um programa que possibilite a leitura de livros, jornais e revistas da Biblioteca nos espaços exteriores e o acesso gratuito a base de dados de livros digitais.

6. Caminho pedonal dos Pegões - Implementação de um caminho pedonal, ao longo do Aqueduto do Convento de Cristo, entre a Mata dos Sete Montes e a casa da água nascente do vale dos Pegões que possibilite a realização de caminhadas e lazer ao longo deste imponente monumento.

7. Officina (Um Repair Café) - Já pensou em Reparar ou Reciclar em vez de Comprar? Na Officina disponibilizar-se-á gratuitamente um espaço para aprendizagem e reparação de objetos que colmate algumas necessidades da população, através do recurso a pessoas com competência e ferramentas. Forno comunitário, alimentação (com base na troca de serviços), despensa comum (com recurso a produtores locais e biológicos), loja livre, cabeleireiro, práticas que promovam Saúde, Cultura e Arte, são alguns exemplos a disponibilizar. Contribuir para o desenvolvimento de uma cidade sustentável, unida e aberta ao mundo é a visão que move este projeto.

8. Tomar + Emprego - GAE - Gabinete de Apoio à Empregabilidade e Empreendedorismo, estratégia “Tomar + Emprego”. Este é um sistema de apoio a desempregados do concelho de Tomar para o regresso activo ao mercado de trabalho que visa ser uma solução integrada e abrangente, que responda às necessidades sociais não resolvidas ao nível da reintegração laboral dos desempregados.

9. ECOTrilhos da Sabacheira - Criação/marcação detrilhos para passeios pedestres e passeios de BTT, com a colocação de placares informativos e interativos e criação de locais de descanso/lazer.