Nos dias 29 e 30 de maio, a Biblioteca Municipal de Tomar acolheu o encontro "Tomar Social", sob o lema "Refletir para Intervir". Dirigido, especialmente, a técnicos e dirigentes da área social, o evento reuniu especialistas num debate sobre temas centrais e questões críticas da atualidade.
A sessão de abertura contou com as intervenções de Filipa Fernandes, vice-presidente da Câmara Municipal de Tomar e Rui Pascoal, presidente do CAST (entidade coordenadora do CLDS5G), que sublinharam a importância da articulação entre entidades na resposta aos desafios sociais.
O primeiro painel debateu o “Desenvolvimento Social – A Importância da Participação e do Planeamento”, com Teresa Amor e Márcio Negreiro, técnicos da Terrisirga, Territórios e Redes, Lda. e moderação de Filipa Fernandes.
“A Habitação Enquanto Fator de Inclusão” foi o tema do segundo painel que contou com Maria Antónia Vitória (coordenadora do Programa BIPZIP – Parcerias Locais na Dinamização Comunitária de Lisboa), Tiago Mota Saraiva (arquiteto e professor na Universidade de Lisboa) e Filipa Fernandes, com moderação de António Marques (diretor da Terrisirga
A tarde, iniciou-se com o painel “Coesão e Economia Social: Estratégias para um Desenvolvimento Inclusivo”, com Célia Pereira (presidente da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local – Animar), Sandra Araújo (coordenadora da Estratégia Nacional da Luta Contra a Pobreza) e moderação de Célia Bonet (presidente da direção do CIRE).
Seguiu-se o painel “Inovação Social e Territórios: O Papel da Coesão no Desenvolvimento Económico e Social”, com Luísa Bernardes (representante do Programa Portugal Inovação Social Centro), Carla Coimbra (diretora da Unidade de Planeamento e Desenvolvimento Regional da CCDR Centro) e Maria Paula Castro (diretora do Centro Distrital de Santarém do Instituto de Segurança Social), sob moderação de Cristina Lopes, da Associação Acrescer.
O segundo dia do encontro começou com o tema “O Papel dos Municípios nos Desafios da Ação Social – uma Responsabilidade Partilhada”, com Paula Martins (diretora do Núcleo de Intervenção Social da Unidade de Desenvolvimento Social do Centro Distrital de Santarém), Sónia Almeida (coordenadora Nacional da Garantia para a Infância) e Sónia Bastos (chefe da Divisão de Educação e Intervenção Social do Município de Tomar), com moderação de Sara Pacheco (coordenadora técnica da Área Social do Centro Humanitário Abrantes/Tomar da Cruz Vermelha Portuguesa).
Seguiu-se o painel “O Burnout nos Profissionais e nas Equipas Multidisciplinares”, com Luísa Delgado (diretora do Serviço de Psiquiatra da ULS Médio Tejo), Carolina Poças (psicóloga clínica da Associação de Saúde Mental do Médio Tejo) e moderação de Florbela Paulo (coordenadora da Equipa de Reinserção da DGRSP de Santarém/Tomar).
Durante a tarde, abordou-se o tema “Jovens, Migrantes e Desafios da Integração”, com Francisco Neves (diretor do Departamento de Programas de Juventude do IPDJ), Pedro Portugal Gaspar (presidente da AIMA) e moderação a cargo de Samuel Pereira (diretor do Centro de Emprego e Formação Profissional do Médio Tejo).
O Encontro terminou com o painel “Novos desafios na promoção e proteção, num tecido demográfico em mudança”, que contou com a participação de Luís Filipe Constantino (procurador da República Portuguesa), Inês Poeiras (diretora dos Caminhos para a Infância), Claúdia Fernandes (técnica da Associação Humanitária Mão Amiga, de Albergaria-a-Velha), e moderação de Tânia Franco (presidente da CPCJ de Tomar).
Promovido pelo Município de Tomar em parceria com o CAST, no âmbito do CLDS5G, o evento destacou-se como um espaço de reflexão estratégica e de partilha de boas práticas na intervenção social.