Convento de Cristo

Castelo Templário e Convento de Cristo

CONVENTO DE CRISTO E CASTELO TEMPLÁRIO

CONVENTO DE CRISTO

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JANELA DO CAPÍTULO

A mais simbólica das cinco janelas do Coro Baixo da igreja do Convento (o simbolismo do conjunto das cinco janelas manuelinas adensa-se se se pensar nos cinco impérios/5º Império e no Pentecostes). Expoente máximo da Arte Manuelina tornou-se um ícone convento 5do património português recheado de alusões às Descobertas e à História de Portugal. Pela profusão dos elementos decorativos manuelinos característicos e intenso simbolismo, é referência da Arte portuguesa. A fachada em que está incrustada é uma imensa peça artística que lhe complementa o significado e vinca outras alusões, incluindo a de que os tabuleiros da Festa dos Tabuleiros tivessem sido inspirados nos botaréus que ladeiam aquele espaço.

 

CHAROLA TEMPLÁRIA

Era o oratório da Ordem dos Templários, no Castelo. É uma compacta estrutura cilíndrica de influência oriental, da Séc. Xll/Xlll, indiscutivelmente militar para proteger o sagrado, que alude ao Santo Sepulcro de Jerusalém. No interior, acolhe, com generoso deambulatório, um tambor central octogonal de oito pilares compostos por quatro colunas adossadas cada um. No início de Quinhentos, foi rasgado um amplo arco para o Coro, cuja iluminação provém do óculo que, no exterior, integra a decoração da Janela do Capítulo. Esta obra do início do Séc. XVI foi encomendada a Diogo de Arruda; a João de Castilho, foi incumbida a intervenção para a ligação abobadada do Coro à Charola. A entrada, um portentoso portal e fachada ricamente trabalhados, são também de Castilho. A decoração da Charola é composta por motivos na estrutura do tambor central, pinturas na abóbada anelar, pinturas murais no segundo andar do tambor (representando instrumentos da Paixão de Cristo, do autoria de Fernão Anes), oito das catorze tábuas primitivas na parede- perímetro (da oficina do pintor Jorge Afonso), esculturas em madeira (representando Anjos, Santos e Profetas) e um conjunto da Virgem com S. João, de Olivier de Gand.

 

CLAUSTRO PRINCIPAL

 

O mais importante e emblemático dos claustros do Convento de Cristo. Era o claustro do recolhimento, procissões e oração. É um caso notabilíssimo da arquitetura renascentista, da autoria de Diogo de Torralva, comconvento 7 marcadas influências e traça italiana, embora concluído por Filipe Terzi. Todavia, por incumbência de D. João III, fora Castilho a iniciá-lo, obra abandonada à ordem da Regente D. Catarina após a morte do rei, para substituição de acordo com novos cânones. É notória a coexistência do trabalho anterior de Castilho com o que o substituiu, de Torralva sendo possível pisar espaços daquele sem sair do mais “real”, razão pela qual começa a ser usual referir que neste espaço existem dois claustros em um. O claustro tem dois pavimentos sobrepostos com a cobertura do último em terraço (o Terraço da Cera) rematado por uma balaustrada. O pátio tem um fontanário central, barraco, em forma de Cruz de Cristo, de Pedro Fernandes de Torres alimentado, à época, pela água do Aqueduto dos Pegões, que assim marcava, simbolicamente, a chegada da água. Foi já em 2004 que se reativou a seu funcionamento, mas agora com a água da rede...

 

PORTA DA ALMEDINA

 

Nas muralhas da Castelo, era a porta de entrada para a almedina (burgo interior), ao “arrabalde de S. Martinho”. Por ordem de D. João III, no Séc. XVI, foram feitas obras para adaptação do Convento a ordem de clausura, que provocaram o arrasamento dos arrabaldes do castelo (dentro e fora de muralhas), pelo que a utilidade da Porta desapareceu, sendo encerrada. Também é conhecida por “Porta do Sangue” por aí ter sido sustida a investida muçulmana no ataque de 1190, acorrendo grande mortandade.

 

Morada:

Igreja do Castelo Templário

2300-000 TOMAR T

el.: (+351) 249 315 089 

Tel.: (+351) 249 313 434

Tel.: (+351) 249 313 481 (portaria do monumento)

Fax: (+351) 249 322 730

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www.conventocristo.pt

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GPS:

39º 36' 14.8536" N 

8º 25' 9.231" W

 

Bilheteira

 

Horário

  

 

CONVENT OF CHRIST

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THE CHAPTER WINDOW

 

This is the most symbolic of the five windows in the Lower Chancel of the Convent church (the 5 manueline windows as a set become more symbolic if we think of the 5 empires/ the 5th empire and the Pentecost). A prime example of Manueline Art, it has become an icon od Portuguese heritage, full of allusions to the Discoveries and the history of Portugal. The profusion of typical manueline decorative elements and its intense symbolism make it a major reference for Portuguese Art. The façade into which it is set is an immense peiece of artistry which complementes its meaning and recalls other allusions, includingthe fact that the trays from the Tray´s Festival had been inspired by the bultresses on the side of the window.

 

TEMPLAR CHAROLA

 

This was lhe oratory of the Order of the Templars in the Castle. lt is a compact, cylindrical structure with eastern influences from lhe 12th/13th centuries and undoubtledly mililary in order to protect the sacred, alluding to the Holy Sepulchre of Jerusalem.convento 6 On lhe inside it houses a central octogonal tambour with eight pillars, each composed of four addorsed columns, allowing ample room to pass through. In the early 1500´s, a wide arch was opened to the chancel that was it by an oculus, which on the outside was part of the decoration of the Chapter window. Diogo de Arruda did this work in the eral 16th century; João de Castilho was given the task of connecting the Chancel to the Charola by an annular vault. The entrance, a portentous doorway and richly decorated façade, are also by Castilho. The decoration of the Charola consists of Motifs on the structure of the tambour, paintings on the annular vault, wall paintings on the second level of the tambour (representing instruments of the Passion of Christ, by Fernãio Anes), eight of the fourteen originl panels are on the perimeter wall (by Jorge Afonso), wooden sculptures (representing Angels, Saints and Prophets) and a set of the Virgin with St. Jonh by Olivier de Gand.

 

THE MAIN CLOISTER

 

This is the most important and emblematic of the cloisters of the Convent of Christ, it was the cloister for meditation, processions and prayer. A masterpiece of Renassance architecture, designed by Diogo de Torralva, it has strong Italian lines and influences, though it was Filipe Terzi who completed it. However it was Castilho who had slarted it under D. Joao lIl’s orders, but work was stopped after the death of the king on lhe orders of the regent D. Catarina, for it to be altered according to new canons. It is a well-known fact that the work done previously by Castillo lies alongside that of Torralva, who replaced him, so much so that you can step into spaces designed by the latter without actually leaving the more “real” part, which is why this space is often referred to as the two cloisters ralher than one. The cloister has two floors, the last of which is a terrace with a balustrade (the Wax Terrace). The patio has a central baroque fountain in the shape of a cross of Christ, designed by Pedro Fernandes de Torres. Water, at that time was supplied by the Peges Aqueduct and thus the Fountain symbolically announced the arrival of water. It was in 2004 that the fountain started working again but now using lhe public water supply.

 

THE ALMEDINA GATE

 

In the castle walls there was an entrance gate to the “almedina” or little town, alsoknows as “St. Martínis district”. In the 16th century, on D. joão III’s orders, the Convent was adapted for use by a closed order, which meant demolishing this part (both inside and outside the walls). Thus, the gate was no longer in use and was closed. It is also knows as the “Gate of Bloods”, because a Muslim attack there in 1190 caused great bloodshed.

 

Address:

Igreja do Castelo Templário

2300-000 TOMAR

Tel.: (+351) 249 315 089/

Tel.: (+351) 249 313 434 

Tel.: (+351) 249 313 481 (portaria do monumento)

Fax: (+351) 249 322 730

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 8° 25' 9.231" W

 

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