Bombeiros de Tomar são, aos 103 anos, equipa profissional cada vez mais capacitada
Decorreu ontem a cerimónia comemorativa dos 103 anos dos Bombeiros do Município de Tomar, corporação que integra atualmente 71 operacionais, dois quais 42 sapadores e 29 voluntários, estando em fase final de admissão mais 12 sapadores recrutas.
Como sublinhou o presidente da Câmara, Hugo Cristóvão, trata-se de “uma equipa de profissionais cada vez mais capacitados que atuam em diversas áreas, desde o combate a incêndios urbanos e florestais até ao resgate e assistência pré-hospitalar”, composta por “homens e mulheres dedicados ao serviço público”.
A cerimónia, que contou com uma força em parada, teve a presença de muitas pessoas e entidades, contando com intervenções do comandante dos Bombeiros do Município de Tomar, Humberto Morgado, do vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Duarte Correia e do 2º comandante sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Médio Tejo, João Pitacas.
O representante da Liga dos Bombeiros Portugueses colocou no estandarte a medalha “Gratidão COVID19”, atribuída por aquela entidade às corporações “pelo esforçado e dedicado trabalho que todos os Bombeiros Portugueses executaram durante a pandemia”.
A cerimónia contou ainda com uma promoção, de Francisco Simões, na carreira de bombeiro voluntário à categoria de subchefe e várias distinções honoríficas da Liga dos Bombeiros Portugueses: medalha de honra, para voluntários que passaram do quadro ativo para o quadro de honra, a Fernando Silva e António dos Santos; medalha de assiduidade para os sapadores Lúcia Duarte, Jaime Batista, Filipa Mendes e Ricardo Farinha; medalha de assiduidade 10 anos – grau prata para o sapador Gonçalo Henriques e o Bombeiro de 3ª André Maia; e crachá de ouro para o Bombeiro de 3ª João Santos e o adjunto de Comando Paulo Freitas.
No final da cerimónia, os presentes visitaram as ambulâncias de socorro, algum equipamento adquirido e o acervo museológico, além do ginásio, um novo espaço dedicado ao treino físico, com equipamentos de qualidade, onde foi descerrada uma placa de agradecimento à Liga dos Amigos dos Bombeiros de Tomar, que o ofereceu à corporação.
Aliás, no que se refere a novos equipamentos, Hugo Cristóvão referiu que nos últimos meses foram recebidos um veículo tanque tático florestal e duas novas ambulâncias (uma delas também custeada pela Liga dos Amigos). Em breve, Tomar contará igualmente com um veículo com módulo de proteção multirriscos ambiental, além de ir ser feita a substituição do veículo auto-escada. Também a proteção individual dos bombeiros vai ser reforçada com novos EPI’s (equipamentos de proteção individual) de combate a incêndios.
Galeria de fotografias no facebook: Bombeiros de Tomar são, aos 103 anos, equipa... - Município de Tomar | Facebook