Espaços verdes

Estudo biomecânico das árvores da Rua dos Arcos

Relatório referente ao estudo realizado pela empresa Planeta das Árvores na Rua dos Arcos.

 

icon pdf pequeno  Lista de intervenções

icon pdf pequeno  Fichas de identificação

 

Substituição de árvore nas imediações do Mercado Municipal

Tendo em vista a segurança de pessoas e bens, o Município de Tomar considera ser esta a altura propícia para se proceder à substituição do choupo que se encontra nas imediações do Mercado Municipal, dado que o mesmo apresenta deficiências estruturais que recomendam o seu abate.

Considerando o Município de Tomar ser esta a altura indicada para se proceder à substituição do choupo que se encontra nas imediações do Mercado Municipal, serão executados pelos serviços competentes os trabalhos de abate e remoção da árvore em causa, salvaguardando-se assim a segurança de pessoas e bens.

A árvore supracitada encontra-se debilitada, com uma inclinação acentuada que se tem agravado ao longo do tempo e apresenta podridões extensas e deficiências estruturais que recomendam a sua substituição.

Devido aos trabalhos de beneficiação atualmente a decorrer no Mercado Municipal considera-se ser esta a altura indicada para realizar o abate sem causar constrangimentos aos demais utilizadores do espaço.

A intervenção está agendada para a próxima quinta-feira dia 26/06, sendo previsível que na zona circundante o acesso esteja condicionado às equipas responsáveis pela realização dos trabalhos.

O choupo será substituído por árvore de espécie a definir, com características mais adequadas ao local de plantação.

 

IMG11 IMG12 IMG13

Projeto "Vamos Dar Cor à Mata"


O projeto “Vamos Dar Cor à Mata” iniciou no passado dia 17 de Abril a sua intervenção no Jardim Formal da Mata dos Sete Montes com a preparação de canteiros para futura plantação de herbáceas vivazes.

O “Vamos Dar Cor à Mata” consiste numa plataforma de voluntários apoiados de modo direto e indireto por diversas instituições e entidades, públicas e privadas, nomeadamente o ICNF, Município de Tomar, IEFP, CIRE, IRS e Hotel dos Templários entre outros.

O principal objetivo deste projeto consiste, tal como o nome sugere, na devolução da cor ao Jardim Formal através da plantação de flores de cores vivazes nos canteiros ali existentes.

De acordo com a sua principal dinamizadora, Anabela Antunes, a próxima intervenção deverá ter lugar dia 26 de Abril, estando a participação aberta ao público em geral.

 

IMG 21 IMG 22

Beneficiação de zona ajardinada na Avenida Horta d’el Rei

O Município de Tomar deu início à valorização dos espaços intersticiais adjacentes às avenidas Horta d’el Rei e Luís Bonet com a beneficiação de um canteiro englobado na área envolvente à igreja de Santa Maria dos Olivais.

Os Serviços competentes do Município de Tomar procederam ao arranjo e beneficiação de um canteiro situado na avenida Horta d’el Rei que resultou dos arranjos exteriores que envolvem a igreja de Santa Maria dos Olivais.

Com esta beneficiação pretendeu-se reduzir objetivamente os esforços despendidos com manutenção do espaço, imprimindo ao mesmo tempo uma mais-valia estética e alternativa na paisagem comparativamente ao arranjo anterior.

Neste melhoramento foram utilizadas espécies vegetais produzidas no Viveiro Municipal e materiais de revestimento reciclados ou aproveitados de outras obras.

Os trabalhos foram executados por administração direta.

Futuramente está prevista a intervenção nos espaços por tratar em toda a zona referida anteriormente.

 

IMG 31 IMG 32 IMG 33

Praga do escaravelho da palmeira chega a Tomar

Durante ações programadas de limpeza foi detetada a presença de palmeiras atacadas pela praga do escaravelho da palmeira (Rhychophorus ferrugineus).
À semelhança do que se tem verificado em diversos concelhos do continente e ilhas, foi assinalada em espaço público e privado a presença de palmeiras contagiadas pelo escaravelho da palmeira (Rhychophorus ferrugineus).

Esta é uma praga nociva, com grande capacidade de propagação que provoca, na maioria dos casos, a insustentabilidade dos vegetais da família das palmeiras, em particular da palmeira das Canárias (Phoenix canariensis), quando por si atacadas.

Sendo a espécie de palmeiras supracitada bastante vulgar no concelho de Tomar e tendo em conta as dificuldades de deteção precoce da infestação, é previsível que a proliferação da praga em espaços quer de domínio público, quer privado seja rápida e abrangente devendo considerar-se uma ameaça para a generalidade das palmeiras.

A experiência recente de diversas zonas do país afetadas (Coimbra, Lisboa, Porto, Faro, Funchal, Quarteira, Portimão, Barquinha e outros) diz-nos que as medidas aplicáveis à contenção da praga são em larga escala insuficientes para acompanhar o seu avanço. No entanto esta é uma problemática que devido às proporções que atinge não pode ser ignorada dado que face à sua nocividade a UE considerou esta praga de luta obrigatória, tendo aprovado a decisão 2007/365/CE que estabelece as medidas de emergência contra a introdução e propagação de Rhychophorus ferrugineus na Comunidade.

Face à existência de casos confirmados de infestação (Escola I. D. Henrique, Convento S. Francisco, PMCT, jardim da Várzea Pequena) o Município de Tomar, através dos Serviços competentes tem vindo a proceder à limpeza e desinfestação da generalidade das palmeiras existentes em espaço público de modo a que sejam minimizados os impactos negativos da praga.

Informações adicionais sobre procedimentos para a identificação, ação e manuseamento de palmeiras infetadas podem ser consultadas em documento anexo:

 

icon pdf pequeno Escaravelho da palmeira

 

IMG 41 IMG 42

 

Divisão de Proteção Civil
Quartel dos Bombeiros Municipais de Tomar
Rua de Santa Iria
2300-475 Tomar
Tel. 249 324 030
Fax. 249 329 827
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

 

 

 

LICENCIAMENTO DIGITAL

 

plantasonline

 

licenciamentozero

249 329 800

Câmara Municipal


presidencia@cm-tomar.pt


Praça da República 

2300-550 - Tomar 

Logo face net cópia