Rebentamento de contadores devido ao frio

Os SMAS de Tomar informam que, devido à vaga de frio que se fez e faz sentir, especialmente na madrugada de hoje, ocorreu o rebentamento de dezenas de contadores (>50) e outros órgãos da rede pública de abastecimento de água (bocas de incêndio, etc.).

Embora estejamos a tentar solucionar todas as ocorrências desta natureza que nos têm sido comunicadas – rebentamento de contadores e outros órgãos devido ao congelamento da água que se encontra no interior desses dispositivos - e principalmente devido ao seu elevado número não temos estado a conseguir atender a todas as situações com a brevidade que desejaríamos e que naturalmente os munícipes afetados também desejariam. Pedindo desculpas pelos transtornos causados, estamos a tentar, com a brevidade que nos é possível assegurar, atender a todas as situações dessa natureza.

Entretanto agradecíamos que todas as situações que tenham ocorrido ou venham a ocorrer nos próximos dias (dado a prevista manutenção de baixas temperaturas exteriores) nos sejam comunicadas a fim de as irmos progressivamente solucionando.

Apelamos a todos os munícipes que possuam dispositivos de canalização (contadores, etc.) ligados ao sistema público de distribuição de água em zonas exteriores especialmente expostas às baixas temperaturas que protejam esses dispositivos (especialmente os contadores) com jornais e/ou pedaços de tecido, para evitar roturas provocadas por fenómenos de congelamento da água no interior desses dispositivos mais expostos às condições climatéricas exteriores adversas.

Apelamos também para a compreensão dos nossos munícipes de que algumas faltas de água se devem precisamente ao congelamento da mesma no interior dos dispositivos e canalizações diretamente expostos às condições climatéricas exteriores adversas, pelo que deverão aguardar pelo seu descongelamento e assim evitar a nossa deslocação na sequência de comunicação eventualmente efetuada e proporcionar assim que os nossos serviços possam ocorrer mais rapidamente a situações de maior urgência de resolução.”

Tarifário 2017

Anabela Gaspar de Freitas, Presidente do Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento da Câmara Municipal de Tomar faz público que, na sequência das deliberações do Conselho de Administração destes Serviços de 2016.10.14 e da Câmara Municipal de Tomar de 2016.11.07, foi aprovado que o tarifário a praticar em 2017 seja o seguinte:

 

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Possibilidade de falta de água

Devido à realização de trabalhos de limpeza, desinfeção, manutenção e conservação de reservatórios de água, dos sistemas de abastecimento à responsabilidade destes SMAS, poderão vir a verificar-se problemas no abastecimento de água na União de Freguesias de Tomar no dia 22 de novembro de 2016.

Estando a trabalhar para os servir melhor, os SMAS apresentam a todos os seus consumidores afetados pela eventual falta de água as desculpas devidas.

Trabalhos de limpeza, desinfeção, manutenção e conservação de reservatórios de água

Devido à realização de trabalhos de limpeza, desinfeção, manutenção e conservação de reservatórios de água, dos sistemas de abastecimento à responsabilidade destes SMAS, poderão vir a verificar-se problemas no abastecimento de água aos consumidores destes Serviços em algumas povoações das Freguesias e União de Freguesias do Concelho, e nos dias indicados:

 

Tabelas limpeza e desinfecao de reservatorios - 2016

Estando a trabalhar para os servir melhor, os SMAS apresentam a todos os seus consumidores afetados pela eventual falta de água as desculpas devidas.

Alteração da entidade credora

A partir do dia 14 de janeiro 2016 o número da Entidade Credora, para efeitos de pagamento a estes SMAS, é o 21557 (CTT).

Limpeza e lavagem de ruas

Devido à realização da Festa dos Tabuleiros iremos proceder à lavagem de ruas no limite urbano de Tomar. A lavagem dos arruamentos incide nas principais ruas e possui a seguinte programação:

- Dia 22 de junho de 2015; das 19:00 horas às 3:00 horas

– Rua José Raimundo Ribeiro;

– Rua da Nabância;

– Rua Cavaleiros de Cristo;

– Rua Diogo de Arruda;

– Alameda dos Templários.

Dia 23 de Junho de 2015; das 19:00 horas às 3:00 horas

– Avenida D. Maria II;

– Rua Manoel de Matos;

– Rua Aquiles da Mota Lima;

– Rua Professor Andrade.

Dia 24 de junho de 2015; das 19:00 horas às 3:00 horas

– Rua Coronel Garçês Teixeira;

– Rua Carlos Maria Pereira;

– Estrada do Barreiro;

– Rua Lopo Dias de Sousa.

Dia 25 de junho de 2015; das 19:00 horas às 3:00 horas

– Rua Manuel Mendes Godinho;

– Rua Fernando Lopes Graça;

– Rua Carlos Pereira;

– Rua José Oliveira Batista;

– Rua Augusto Correia

Dia 26 de junho de 2015; das 19:00 horas às 3:00 horas

– Av. Nuno Alvares Pereira;

– Rua António Joaquim Araújo.

Dia 29 de junho de 2015; das 19:00 horas às 3:00 horas

– Rua Marquês de Tomar;

– Rua Everard;

– Avenida Cândido Madureira.

Dia 30 de junho de 2015 das 19:00 horas às 3:00 horas

– Avenida Norton de Matos;

– Avenida Ângela Tamagnini;

– Rua de Santa Iria.

Dia 1 de julho de 2015; das 19:00 horas às 3:00 horas

– Alameda 1 de Março;

– Rua Marquês de Pombal;

– Rua Centro Republicano.

Dia 2 de julho de 2015; das 19:00 horas às 3:00 horas

– Rua Miguel Ferreira;

– Praceta Raul Lopes;

– Rua João dos Santos Simões.

– Rua Amorim Rosa.

Dia 3 de julho de 2015; das 19:00 horas às 3:00 horas

– Praça da República

Dia 6 e 7 de julho de 2015; das 19:00 horas às 3:00 horas

– Rua Serpa Pinto;

– Rua dos Moinhos;

– Rua Silva Magalhães.

Cauções

Encontra-se a decorrer até 31.12.2015 o prazo para a devolução do valor das cauções àqueles que ainda não receberam. Para reclamar esse direito, deverá solicitar junto dos SMAS de Tomar, no Balcão Único, a declaração comprovativa para apresentar na Direção Geral do Consumidor.

 

Anexa-se aqui, a listagem dos consumidores a quem a caução não foi restituída.

A Hora do Planeta 2015

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A Hora do Planeta é uma iniciativa global ambiental em parceria com a WWF. Indivíduos, empresas, governos e comunidades são convidados a desligarem as suas luzes durante uma hora no sábado, dia 28 de Março de 2015 às 20:30 para mostrarem o seu apoio à ação ambientalmente sustentável.

 

Como uma das primeiras campanhas acerca das alterações climáticas , a Hora do Planeta tem crescido a partir de um evento simbólico numa única cidade para o maior movimento do mundo em defesa do ambiente. A Hora do Planeta em 2014 chegou a 162 países e territórios, a mais de 7000 cidades e vilas. Em Portugal, 90 municípios aderiram e centenas de monumentos emblemáticos nacionais ficaram às escuras, como a Ponte 25 de Abril, o Mosteiro dos Jerónimos, o Cristo Rei, em Lisboa e o Convento de Cristo, em Tomar. Em 2015, a Hora do Planeta pretende aproveitar o poder dos seus milhões de adeptos em todo o mundo para mudar as alterações climáticas.

Balcão Único – Novo Horário

Informam-se os consumidores e população em geral, de que o horário do Atendimento e Tesouraria dos SMAS a funcionarem no Balcão Único da Câmara Municipal, a praticar a partir do dia 09 de fevereiro de 2015 , será das 9:00h às 16:00h, ininterruptamente.

Interrupção do acesso automóvel ao logradouro interior à Av. Ângela Tamagnini, rua Manuel de Matos e Praceta Raúl Lopes

Devido à realização de obras na rede de água da Av. Ângela Tamagnini e circundantes, será interrompido o acesso automóvel ao logradouro interior à Av. Ângela Tamagnini, rua Manuel de Matos e Praceta Raúl Lopes, nos dias 14 e 15 de janeiro de 2015.
Os SMAS apresentam as devidas desculpas aos munícipes, pela situação.

Tarifário 2016

Anabela Gaspar de Freitas, Presidente do Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento da Câmara Municipal de Tomar faz público que, na sequência das deliberações do Conselho de Administração destes Serviços de 2015.11.30 e da Câmara Municipal de Tomar de 2015.12.07, foi aprovado que o tarifário a praticar em 2016 seja o mesmo que o praticado em 2015.

Prováveis faltas de água, devidas a trabalhos de limpeza, desinfeção, manutenção e conservação de reservatórios de água



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LimpezaReservatorios

 Devido à realização de trabalhos de limpeza, desinfeção, manutenção e conservação de reservatórios de água, dos sistemas de abastecimento à responsabilidade destes SMAS, poderão vir a verificar-se problemas no abastecimento de água aos consumidores destes Serviços em algumas povoações das Freguesias e União de Freguesias do Concelho, e, nos dias de dezembro aqui indicados.

 

Estando a trabalhar para os servir melhor, os SMAS, apresentam a todos os seus consumidores afetados pela eventual falta de água as desculpas devidas pelos transtornos resultantes da mesma.

 

 

 

 

Remodelação da rede de água: Rua Ângela Tamagnini, Rua Manuel de Matos e Praceta Raúl Lopes.

Estão estes SMAS a levar a efeito a realização de obras de remodelação e renovação de condutas de água na Rua Ângela Tamagnini, Rua Manuel de Matos e Praceta Raúl Lopes, em Tomar.

Trata-se de uma obra prevista em PPI´14, e que, nesta fase, abrange parte dos locais atrás indicados.

Por eventuais transtornos provocados aos munícipes e consumidores pela realização dos trabalhos, os SMAS, apresentam as devidas desculpas, com a manifestação expressa de que tentarão ser rápidos.

Selo de qualidade para SMAS

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SMAS de Tomar recebem selo de qualidade do serviço de abastecimento público de água

 

 

 

 

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Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Tomar (SMAS) acabam de ser distinguidos com o selo de “Qualidade do serviço de abastecimento público de água”, atribuído pela primeira vez pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) em colaboração com a revista “Água & Ambiente”. Foram distinguidas 17 entidades num universo nacional de cerca de quatro centenas.

 

 

Recorde-se que já o ano passado, os SMAS de Tomar tinham recebido o selo de “Qualidade exemplar de água para consumo humano”.


Para garantir a atribuição do selo de “Qualidade do serviço de abastecimento público de água” é necessário cumprir um conjunto de critérios cumulativos que, devidamente analisados e verificados por um júri presidido pela ERSAR, e composto pela APDA (Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Água), pela APESB (Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental), pela APRH (Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos) e pelo LNEC (Laboratório Nacional de Engenharia Civil), são os seguintes:

 

• 100% de avaliação dos indicadores aplicáveis;
• 100% de avaliação satisfatória dos indicadores de qualidade de serviço aplicáveis relativos à adequação da interface com o consumidor e à sustentabilidade ambiental;
• ≥ 80% de avaliação satisfatória da totalidade de indicadores de qualidade de serviço aplicáveis;
• ≥ 50% no índice de conhecimento infraestrutural e de gestão patrimonial.

 

Trata-se, pois, de uma certificação muito rigorosa que vem distinguir o trabalho realizado nos Serviços Municipalizados de Tomar e dar garantias aos munícipes de que este é um dos melhores serviços de abastecimento de água do país.

 

Os selos foram entregues na passada quarta-feira, no Centro de Congressos do LNEC, em Lisboa, em cerimónia presidida pelo ministro do Ambiente, realizada no âmbito da 9.ª Expo Conferência da Água.

 

ERSAR 2      jornalAgua&Ambiente       APDA-AssocPortugDistribeDrenagAguas       APESB-AssocPortugEngSaniteAmbiental         APRH-AssocPortugRecHidricos    LaboratorioNacionaldeEngengariaCivil

Nova fatura

 

Desdobraveldobrado

 

A partir do dia 3 de novembro de 2014, será posta em distribuição uma fatura com um layout renovado e de acordo com as recomendações da ERSAR - Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos.

 

 ERSAR 2

 

Se ainda não conhece, pode ver aqui um protótipo da fatura e um desdobrável com os campos que a compõem:

 

icon pdf pequeno  Nova fatura 
icon pdf pequeno  Desdobrável com a descrição dos campos da fatura 

 

 

 

 

 

Nomeação do Conselho de Administração dos SMAS

 

Foi presente o despacho interno n.º 10745/PR/2013 da Senhora Presidente da Câmara Municipal datado de 24 de outubro de 2013, que nomeia o Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento da Câmara Municipal de Tomar, constituído pelos seguintes elementos:

Presidente: Anabela Gaspar de Freitas
Vogal: Rui Miguel dos Santos Serrano
Vogal: Hugo Renato Ferreira Cristovão

Balcão Único Municipal

 

Por deliberação do Conselho de Administração destes SMAS de 13 de janeiro de 2014 foi decidido mandar promover à mudança dos Serviços de Atendimento e Tesouraria dos SMAS a funcionar no Edifício Sede, para as instalações do Balcão Único Municipal, localizadas na galeria do rés do chão do Edifício dos Paços do Concelho, com efeitos a partir do dia 27 de janeiro de 2014.


Assim, dá-se conhecimento a todos os clientes e consumidores destes Serviços Municipalizados bem como a todos os munícipes em geral que, a partir do próximo dia 27 de janeiro de 2014, os Serviços de Atendimento e Tesouraria destes SMAS serão encerrados no Edifício Sede e, encontrar-se-ão a funcionar nas instalações do Balcão Único Municipal, localizadas  na galeria do rés do chão do Edifício dos Paços do Concelho, na Praça da República.

 

icon pdf pequeno Deliberação do Conselho de Administração

Selos de qualidade exemplar da água para 61 entidades gestoras

 

premios

SMAS de Tomar são uma das entidades contempladas com os Selos de qualidade exemplar da água atrbuídos a  61 entidades gestoras nacionais.

ERSAR atribui a entidades gestoras selos de qualidade exemplar da água para consumo humano

 

Os SMAS de Tomar distinguidos, pela ERSAR, com o “Selo de Qualidade Exemplar da Água para Consumo Humano 2013”

 

 

Foram ontem entregues à Exma. Senhora Presidente do Conselho de Administração, em cerimónia realizada em Oeiras no âmbito da 8.ª Expo Conferência da Água, o Certificado e o Selo de Qualidade Exemplar da Água para Consumo Humano referentes ao ano de 2013, atribuídos a estes SMAS pela ERSAR.

Aos prémios, concorreram as entidades gestoras de serviços de abastecimento público de água, que cumpriram um conjunto de critérios fixados pelo Júri dos prémios e que vêm detalhados no regulamento disponível no sítio da internet da ERSAR.

 

Os prémios de qualidade dos serviços de Água e Resíduos resultam de uma parceria entre a ERSAR e o jornal Água & Ambiente e contam com a colaboração de reconhecidas associações técnico-científicas: a APDA [Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas], a APESB [Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental e a APRH [Associação Portuguesa de Recursos Hídricos] – assim como, do LNEC [Laboratório Nacional de Engenharia Civil] e têm como objetivo, identificar, premiar e divulgar casos portugueses de referência, relativos à qualidade dos serviços de abastecimento público de água, saneamento de águas residuais urbanas e gestão de resíduos urbanos, contribuindo para a melhoria da qualidade do serviço prestado aos cidadãos.

 

icon pdf pequeno Certificado 

 

icon pdf pequeno Selo de Qualidade

 ERSAR 2      jornalAgua&Ambiente       APDA-AssocPortugDistribeDrenagAguas       APESB-AssocPortugEngSaniteAmbiental         APRH-AssocPortugRecHidricos

Avaliação da Qualidade dos Serviços Prestados aos Utilizadores

 

Na sequência da deliberação do Conselho de Administração de 2013.08.20, e da informação n.º 1430/2013 do SPO, divulga-se que estão disponiveis os resultados da Avaliação da Qualidade dos Serviços Prestados aos utilizadores em 2011, realizada e estes SMAS, e publicados pela ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos, através do Relatório Anual dos Serviços de Água e Resíduos em Portugal – 2012 (RASARP2012), no sitio WWW.ersar.pt

 

Dos resultados publicados se evidencia a muito boa posição dos SMAS de Tomar na Qualidade do serviço prestado aos seus clientes, tanto a nível distrital, onde apresentam a primeira posição, como a nível nacional, onde se posicionam entre as melhores Entidades Gestoras.

 

icon pdf pequeno Deliberação

 

icon pdf pequeno Informação 1430/2013

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