IV Encontro Nacional de Escolas Ubuntu

Teve lugar no passado dia 25 de janeiro, no Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, o IV Encontro Nacional de Escolas Ubuntu, onde um grupo de alunos, professores, técnicos e auxiliares do Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria, de Tomar, marcou presença. De destacar também a participação de Margarida Vieira, aluna do agrupamento, num momento musical.
O evento arrancou com as vozes do Coro Ubuntu Júnior, seguido da sessão de abertura com Rui Marques, presidente do IPAV - Instituto Padre António Vieira, que destacou a importância de continuar “a agir e construir a mudança ”.
Deixou um agradecimento especial a toda a comunidade escolar pelo seu “extraordinário exemplo, dedicação, serviço, paixão e compromisso”, bem como, a todos os municípios parceiros do Projeto, entre os quais se encontra o de Tomar.
Rui Marques terminou o seu discurso com uma palavra para todos os participantes Ubuntus: “Acreditamos na vossa geração, sabemos que podem fazer a diferença no mundo que querem construir”.
Guilherme d'Oliveira Martins, administrador da Fundação Calouste Gulbenkian e José Vitor Pedroso, Diretor Geral da Educação, também subiram a palco para dar as boas-vindas a todos os participantes.
A palavra mote deste encontro foi ESPERANÇAR e a audiência pode conhecer histórias carregadas de ESPERANÇA e impacto, entre elas o testemunho do tenista da Serra Leoa Sam Jalloh, do empreendedor social Fábio Silva, de José Luís Gonçalves (Presidente do Conselho Científico Ubuntu), de Bhoye Diallo (Formador Ubuntu), Teresa Marinho (Educadora Ubuntu), entre outras.
No evento ainda foi galardoado como Ubuntu Honoris Causa, Rui Vilar, administrador e ex-Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, por ter apoiado o projeto Ubuntu em todas as suas vertentes, contribuindo para o seu crescimento.

icon-galeria-img Galeria fotográfica