Município recebeu representantes da Associação Reagir, um exemplo de solidariedade mesmo à distância

A vereadora Filipa Fernandes recebeu recentemente, nos Paços do Concelho, os representantes da Associação Reagir, com sede na Suíça, com vista à monitorização e avaliação do protocolo estabelecido que visa o apoio a famílias carenciadas do concelho, através do CAF.
Tendo presente o protocolo estabelecido, foram doados diversos bens ao CAF e às instituições sociais do concelho, que foram uma extraordinária ajuda para as ações que as instituições sociais realizam no apoio às pessoas em situação de vulnerabilidade.
A solidariedade, a cooperação e o altruísmo são valores e princípios que nos devem mobilizar para uma ação cívica de cidadania ativa, promotora de apoio às pessoas que, devido a diversas circunstâncias da vida, se encontram em situação de pobreza e exclusão social. Na realidade, embora o estado social na Europa e em Portugal tenha mecanismos de apoio, os mesmos são insuficientes para todas as pessoas que deles precisam.
O Município de Tomar agradece assim à Associação Reagir pelo apoio e pela visita realizada, na perspetiva de que o mesmo contribui de forma muito significativa para o bem-estar e felicidade de crianças, idosos e famílias. Saúda a solidariedade e a cooperação que, embora longe na distância, se encontra próxima nos mais nobres princípios humanistas, sendo que o trabalho e as iniciativas destas pessoas e organizações são promotores da mudança e contribuem de forma objetiva e significativa para um mundo melhor.
Relembra-se que o CAF – Centro de Apoio à Família, criado no concelho de Tomar, assenta numa parceria que envolve várias organizações locais que disponibilizam as ajudas possíveis para as diversas carências apresentadas, no pressuposto de que só assim se conseguirão recursos para ajudar todas as famílias necessidades, bem como as organizações que prestam apoio às pessoas em situação de vulnerabilidade social.
A partir do ano de 2020, com a pandemia e o acolhimento de refugiados, o número de pedidos de apoio aumentou significativamente. Neste período, muitas foram as famílias infetadas e confinadas, com redução de rendimentos, pessoas com sequelas graves que as impossibilitam de ter uma atividade profissional regular, afetadas pelo desemprego e por diversas outras dificuldades. Também as instituições sociais, que estiveram sempre na linha da frente, viram limitada a sua intervenção pelos vários obstáculos que foram tendo de enfrentar.
Numa perspetiva de solidariedade e de respeito pelos direitos e dignidade humanos, foi criado um fundo social/conta solidária, que é gerido pelo Centro Humanitário Abrantes/Tomar (Cruz Vermelha Portuguesa) e que está disponível para receber donativos (financeiros ou materiais) de pessoas e organizações que pretendem ajudar a suprimir os problemas das famílias carenciadas que recorrem ao CAF e instituições sociais. Esta conta tem o seguinte NIB: 0035 0813 00057370 530 28.

Galeria fotográfica