Reunião do Conselho Local de Ação Social Tomar

Decorreu a 20 de abril na Sede da antiga junta de freguesia de S. João Batista, a reunião do Conselho Local de ação Social, dando continuidade à descentralização destas reuniões pelo território do concelho de Tomar. A reunião, presidida pela vereadora da Ação Social e Presidente da Rede Social Filipa Fernandes, contou com a presença dos dirigentes e técnicos representantes das instituições que integram este conselho, nomeadamente na área da intervenção social, das autarquias locais, da educação entre outros.

Augusto Barros, presidente da União de freguesia de Santa do Olival e de S. João Batista, saudou todos os parceiros presentes, tendo realizado uma breve informação da atividade da Comissão Social de Freguesia.
Os membros do CLAS foram informados que o concelho de Tomar acolheu 80 pessoas refugiadas da Ucrânia, tendo sido disponibilizados, numa primeira fase, alojamento, alimentação, vestuário e cuidados de saúde. Tem sido um trabalho complexo e árduo, que envolve várias entidades de forma a minimizar os danos de quem foge de uma guerra. Nesta fase, os menores estão a ser integrados nas escolas e os adultos encaminhados para formação e emprego. Um especial agradecimento à comunidade de Tomar, pela forte mobilização e solidariedade na entrega de diversos donativos, alguns para ajudar as famílias que residem no concelho e outros, na maioria, enviados para a Ucrânia.
Tendo presente o processo de descentralização de competências para as autarquias locais, foram aprovadas as alterações às normas do CAF – Centro de Apoio à família e do ROL – Rede de Ocupação Local, programas que visam apoiar as famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Filipa Fernandes informou que embora o Município de Tomar tenha assumido as competência na área social, será necessário o envolvimento e a participação ativa de todas as entidades que trabalham com estes públicos, sendo importante e necessária a articulação entre os vários interlocutores locais.
Tendo presentes os programas do PRR – Programa de Recuperação e Resiliência e o anterior período para apresentação de candidaturas para a criação e alargamento de respostas sociais, foram aprovados os pareceres aos projetos apresentados ao PRR | Aviso N.º 02/C03-i01/2021 - Requalificação e alargamento da rede de equipamentos e respostas sociais . Os projetos apresentados visam a requalificação e aumento da resposta de lar (ERPI), de creche e a criação de residências autónomas no concelho.
A Presidente da Rede Social sublinhou o excelente trabalho realizado pelas instituições sociais, no desenvolvimento de projetos que visam aumentar as respostas sociais no concelho. Salientou que este trabalho é um fator extremamente importante no apoio às pessoas que, devido a diversas condicionantes, se encontrem numa situação de vulnerabilidade social e é, ao mesmo tempo, promotor de desenvolvimento e coesão social do território. Agradeceu a todas as entidades do concelho que se mobilizam na resolução dos diversos problemas sociais.

Galeria Fotográfica