Lançamento do livro Literatura no Convento

Da clausura no Convento até um livro de contos que começou na Biblioteca e se fez na Escola
Foi ontem lançado, no Moinho da Ordem, o livro “Literatura no Convento”. Na mesa, o vereador Hugo Cristóvão, o arquiteto Álvaro Barbosa e o engenheiro Horácio Silva representavam as três forças que conduziram a esta obra, respetivamente o Município de Tomar, o Convento de Cristo e a Escola Profissional de Tomar.
Tudo começou na Biblioteca Municipal, onde um encontro de autores locais propiciou à sua diretora, Maria José Pereira, a ideia de que se pudessem reunir em volta da reflexão e do trabalho sobre a escrita. O Convento de Cristo, com o seu carisma, era o local ideal para isso, e desse modo desde logo Álvaro Barbosa foi a ponte com o monumento.
Assim, com o apoio do Município e da DGPC, em Junho de 2017 um grupo de tomarenses ligados às letras foi convidado a viver uma experiência única: um fim-de-semana inteiro de reclusão no Convento de Cristo. Com eles, o ator e encenador Carlos Paiva, também guionista e escritor de teatro, conduziu uma performance formativa de storytelling, complementado com visitas temáticas ao monumento, conversas sobre a História, os Templários, e a Ordem de Cristo, a Arte e a Literatura, onde não faltaram tempos de reflexão, breves leituras de autores escolhidos, troca de ideias e partilha de experiências, na perceção viva de que o mundo fora trocado pelo claustro. Quarenta e oito horas desligados do mundo, concentrados no espírito do lugar, acedendo a espaços geralmente inacessíveis ou a horas em que se encontravam vazios de gente.
Do retiro literário em comunhão com a História nasceram, posteriormente, oito textos, quase todos contos, tão diversos quanto os seus autores, mas todos com a marca profunda dessa vivência (nenhum deles saiu do monumento igual à pessoa que lá entrara dois dias antes), com as assinaturas de Álvaro Barbosa, Carlos Trincão, Catarina Lino, Maria de Fátima Barbosa, Maria João Baginha, Nuno Garcia Lopes, Sue Amado e Virgílio Saraiva.
O âmago do livro que se viria a chamar “Literatura no Convento” já existia, mas faltava-lhe a corporalidade, e essa foi sendo dada pela Escola Profissional de Tomar, cujos alunos do curso de Artes Gráficas o utilizaram como base de trabalho, sob a orientação do professor Luís Ferreira. Ao longo do ano letivo anterior, os alunos do 1º ano criaram várias propostas de paginação, incluindo ilustrações para a capa e os vários contos. Desses, no final, optou-se pelo de Inês Barbosa, o mais bem conseguido de todos.
E assim se chegou a um livro que foi o fruto do querer e do trabalho de um vasto conjunto de pessoas e entidades. No seu interior, cruzam-se essencialmente contos que têm Tomar e o Convento de Cristo como pano de fundo, em multíplices olhares, numa obra literária que demonstra também o valor da escrita que se faz no concelho. E que vai estar disponível para aquisição, em breve, no Posto de Turismo e na Biblioteca Municipal.