Tomar recebe a Elite Cup de Hóquei em Patins em setembro

MELHORES DO MUNDO; PROVA OFICIAL; PÚBLICO NAS BANCAS: TUDO ISTO EM TOMAR, A CAPITAL DO HÓQUEI
Agora é a sério! Dois anos depois a Elite Cup está de volta. Na versão 2021, a prova de abertura de época de Hóquei em Patins tem estatuto oficial. O Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Tomar deu o golpe de saída numa cerimónia que decorreu num calor de entusiasmo perante as novidades que apresentadas. Desde logo o facto de a Elite Cup ser, a partir desta 5.ª edição, integrada no calendário oficial de competições. E ficou o repto imediato do Presidente da Federação Portuguesa de Patinagem: “Agora é oficial. Vão lá jogá-la e procurar ganhá-la”. Luís Sénica manifestou todo o agrado e desejo para que a bola comece a rolar o mais rápido possível. O dirigente considera que, em Portugal, “temos as melhores equipas do mundo, assim como o campeonato.”

É uma edição também já marcada pelo regresso do público às bancadas e, com isto, a Presidente da Câmara de Tomar partilhou o regozijo e a vontade de este facto simbolize “o pontapé de saída para a normalidade”. Anabela Freitas dirigiu-se, depois, aos oito atletas que, em representação das oito equipas presentes no torneio – Sporting CP, FC Porto, OC Barcelos, SL Benfica, UD Oliveirense, SC Tomar, AD Valongo e A. Juventude de Viana – Neivasports –, ocupavam a primeira fila da assistência: “Vocês são exemplos máximos para os mais novos. Que a luz templária da nossa cidade, ilumine os vossos jogos.” As melhores equipas do Mundo; prova oficial; público nas bancadas: estão reunidos todos os ingredientes para que, de 10 a 12 de Setembro, todas as atenções estejam voltadas para o Pavilhão Municipal de Tomar. A cidade templária já se assume como a capital do hóquei.

“Quero agradecer à Federação por reconhecer o valor desta competição”, observou, ainda, o Presidente da Associação Nacional de Clubes de Patinagem, Joaquim Sousa Ribeiro. Já o diretor-adjunto do Record, principal patrocinador, falou, ainda, do destaque que uma competição desta envergadura deverá ter nos media. “Muitos criticam os jornais por darem maior ênfase ao futebol, mas tenho de referir que estamos sempre presentes onde há emoção”, concluiu Sérgio Krithinas.

Coube, após os discursos, aos jogadores a tarefa de realizar o sorteio da prova que ditou o seguinte alinhamento:

Quartos de final, 10 Setembro
10h00: Sporting-Oliveirense
14h00: FC Porto-Valongo
18h00: Óquei de Barcelos-Sp. Tomar
21h00: Benfica-Juventude de Viana

Meias-finais, 11 Setembro
10h00: Sporting/Oliveirense-Barcelos/Tomar
14h00: FC Porto/Valongo-Benfica/J. Viana
18h00: 5.º a 8.º lugares - Jogo 1
21h00: 5.º a 8.º lugares - Jogo 2

Finais, 12 Setembro
09h00: Jogo apuramento 7.º e 8.º
11h00: Jogo apuramento 5.º e 6.º
13h00: Jogo apuramento 3.º e 4.º
16h00: FINAL

Já com o sorteio realizado, foi tempo de ficarmos a conhecer as expectativas dos atletas:

Matias Platero (Sporting CP): “Agora que é oficial, como sempre, o Sporting entra em todas as competições para ganhar e conquistar todos os títulos possíveis.”

Reinaldo García (FC Porto): “O FC Porto sempre que entra numa competição é para ganhar, mais ainda este ano, que é oficial.”

Luís Querido (OC Barcelos): “É um torneio de início de época espetacular. Juntar, num fim de semana, as oito melhores equipas do melhor campeonato do Mundo, é um luxo. Parabéns à organização.”

Diogo Rafael (SL Benfica): “As expectativas são máximas. É a primeira competição oficial da época e, como tal, o Benfica vem com o objetivo de a vencer.”

Marc Torra (UD Oliveirense): “Gostava de salientar que, da nossa, parte é essencial o regresso do público às bancadas. Os adeptos são muito importantes para o desporto e para a modalidade.”

Ivo Silva (SC Tomar): “É um prémio que vem da época passada, fruto do trabalho desenvolvido. É uma alegria enorme estarmos integrados entre estas oito equipas, o que só enaltece o trabalho que tem sido feito em Tomar.”

Rúben Pereira (AD Valongo): “Vamos entrar em todos os jogos para conseguir a vitória. Vamos defrontar equipas de nível elevado e enorme qualidade.”

Nélson Pereira (A Juv. Viana – Neiva Sports): “Sabemos que vai ser uma competição dura e difícil de vencer, mas temos de tentar surpreender, mostrar os nossos argumentos.”

Galeria fotográfica