Ministra da Coesão Territorial visitou a remodelada Várzea Grande

A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, esteve esta manhã em Tomar, numa visita à nova praça da cidade, a remodelada Várzea Grande, na qual foi acompanhada pelas presidentes das CCDR’s do Centro, Isabel Damasceno, e de Lisboa e Vale do Tejo, Maria Teresa Mourão de Almeida.
A presidente da Câmara, Anabela Freitas, deu conta da forma como esta é uma nova sala de visitas da cidade, que se quer apropriada pelos tomarenses e pelos visitantes, e de que deu dois exemplos de eventos já previstos para os próximos meses: o Dia Nacional do Minibasquete, a 10 de junho, e o concerto dos Quinta do Bill com a Orquestra Sinfónica de Tomar, no verão.
A visita terminou com uma sessão no salão nobre dos Paços do Concelho, onde Anabela Freitas reiterou a importância das verbas dos fundos comunitários e do plano de resiliência como forma de capacitar não só Tomar, mas todos os concelhos da região do Médio Tejo, para estarem mais aptos a oferecer a moradores e visitantes as condições que uns e outros exigem. A autarca salientou ainda que até há pouco a cidade de Tomar tinha uma única centralidade, a Praça da República, a que se vem agora juntar esta nova praça da Várzea e a que se somará no futuro a nova praça a criar junto do antigo Colégio Nun’Álvares.
Ana Abrunhosa considerou que Tomar é uma pérola em bruto que tem estado a ser devidamente burilada e destacou o papel da presidente da Câmara nessa tarefa, e especialmente o seu pragmatismo, que tem conduzido a resultados concretos da adaptação da cidade aos desafios que lhe são colocados, de que a Várzea Grande é um bom exemplo.