Água


 

 

 

MapaAguaUniaoFreguesiasPeqA água doce representa uma pequena minoria do volume de água existente na terra. Cerca de 97% da água é salgada e 2,7% está retida nos glaciares (Pólo Norte e Pólo Sul). O que significa que, apenas 0,3% do volume de água existente na terra, está adaptada a ser utilizada por seres vivos. Além de ser um valor muito precário, ainda tem a agravante de estar irregularmente distribuída no planeta.

 

A escassez de água, poderá vir a ser um problema da comunidade, uma vez que a temperatura atmosférica tem tendência a aumentar durante o séc. XXI. Ainda não é possível prever, se em Portugal, terá alguma consequência nociva sobre as reservas de água doce e consequentemente nas condições de vida. De qualquer forma, é importante elucidar a população acerca do problema, e sensibilizar com campanhas, para o uso racional da água.

 

A água distribuída no Concelho é proveniente de três pontos de captação: Mendacha, Castelo do Bode e Rio Fundeiro. Após a captação, esta é sujeita a um processo de tratamento numa ETA (estação de tratamento de água) e posteriormente levada através de condutas adutoras, para os reservatórios da entidade.

 

 

smas Contactosehorarios10

BalcaoDigitalanuncioSite