logo-CMT 230 horizontal

Exposição “Documento do Mês”: “A invenção do dia claro” de Almada Negreiros

Data: 1 de julho - 31 de julho

Local: Biblioteca Municipal de Tomar

“Simultaneamente poesia, prosa e arte poética, “A Invenção do Dia Claro” (1921), de Almada-Negreiros, nas suas máximas, parábolas narrativas e descritivas, pontuada por ditos seus ou alheios (Rimbaud, Hermes Trimegista), num discurso aparentemente incoerente, desvelado por "aproximações sucessivas".

Edição fac-similada, onde se pode ler na capa «Escripta de uma só maneira para todas as espécies de orgulho, seguida das démarches para a Invenção e acompanhada das confidencias mais intimas e geraes. Ensaios para a iniciação de portuguezes na revelação da pintura». Contem autorretrato de Almada-Negreiros.

José Almada-Negreiros, nascido em São Tomé em 1893, viveu em Portugal e revelou-se como um artista e um escritor polifacetados: artista plástico, poeta, ensaísta, romancista e dramaturgo, ligou-se em 1913 ao grupo modernista.
Com Fernando Pessoa e Mário de Sá-Carneiro, formou o grupo da revista Orpheu, tendo mais tarde lançado a revista Sudoeste e promovido uma série de conferências…Ao nível da prosa literária, deve-se destacar o seu romance Nome de Guerra.
Faleceu em 1970 em Lisboa

Organização: Biblioteca Municipal de Tomar