“CULTURA NA SUA RUA” promete descentralizar a oferta cultural em Tomar, Condeixa-a-Nova e Soure

O projeto “CULTURA NA SUA RUA” é um projeto em rede de abrangência intermunicipal que irá promover os valores naturais e culturais dos territórios de Tomar, Condeixa-a-Nova e Soure durante um ano.
O projeto de “Programação Cultural em Rede” engloba um conjunto de ações de caráter itinerante subordinadas a uma metodologia idêntica, protagonistas artísticos iguais mas respeitando o contexto identitário associado a cada território. Salienta-se que todas as ações se distinguem pelo envolvimento dos agentes culturais locais, em processos de cocriação artística através da mediação cultural/visitas guiadas que se propõe realizar, mantendo no entanto os mesmos espetáculos e as mesmas ações.
Trata-se de um projeto em rede, inovador já que pretende descentralizar as suas ações a grande parte das freguesias dos concelhos que integram a candidatura, promovendo o acesso à cultura fora dos centros urbanos, de forma inclusiva.
O projeto visa ainda permitir a integração do património edificado, natural e cultural, tradições, artistas locais, gastronomia, monumentos, jardins, museus, entre outros. Depois de mais de um ano de confinamento, o Cultura na sua Rua promete assinalar a retoma das actividades culturais a estes três territórios.
Este é também um projeto inclusivo, já que a grande maioria dos espetáculos terá transmissão online, os espetáculos serão de entrada gratuita e os espaços serão preparados com rampas e plataformas para que os cidadãos com mobilidade condicionada possam assistir com conforto aos espetáculos a apresentar.
Para além das valências acima descritas, pretende-se destacar a necessidade de alterar hábitos de responsabilidade ambiental e patrimonial, nomeadamente através de divulgação de boas práticas de reciclagem e consumo responsável de água e de uma maior interação das populações com o seu património material e imaterial.
A presente candidatura contempla ainda a participação ativa das populações, resultando num projeto de dimensão territorial e social de enorme relevância.
O projeto Cultura na Sua Rua foi pensado pelos Municípios de Tomar, Condeixa-a-Nova e Soure tendo em consideração o exato cumprimento de todas as normas preconizadas pela DGS.
Os espaços onde irão acontecer os espetáculos cumprirão a lotação possível imposta por lei e serão devidamente delimitados; os lugares serão previamente identificados, cumprindo um distanciamento mínimo de 1,5 metros entre espectadores, ou outro que seja designado. As entradas e a saídas de público serão feitas por circuitos próprios, haverá marcações e sinalética, bem como pontos de desinfeção. Os espaços serão ainda cuidadosamente desinfetados e o uso de máscara será obrigatório.
Apesar da entrada ser gratuita para qualquer um destes espetáculos, o seu acesso obriga ao levantamento prévio de bilhetes através do site www.culturanasuarua.pt. A programação vai sendo disponibilizada em função da situação epidemiológica no site do projeto, redes sociais, bem como nos canais oficiais dos Municípios de Tomar, Condeixa-a-Nova e Soure.
Em Tomar, o projeto arranca com teatro de marionetas e oficinas nos próximos dias 5 e 6 de junho na Mata dos Sete Montes, integrados na Semana da Criança e do Ambiente. As inscrições terminam amanhã e são feitas para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou presencialmente no Posto de Turismo, das 10h00 às 18h00.