Marchas Populares de Tomar
- Detalhes
- Atualizado em 03-07-2024
Foi com grande entusiasmo e celebração que as Gentes de Tomar aplaudiram o regresso das Marchas Populares à cidade.
Desde a Mata Nacional dos Sete Montes, passando pela Alameda Um de Março, até à Praça da República, este evento encheu as ruas nabantinas de cor e alegria, refletindo o espírito festivo desta tradição tão portuguesa que são as Marchas Populares.
Em parceria com o Município de Tomar, a Associação Os Amigos do Fado de Tomar organizou este evento com muita dedicação e empenho, que apadrinhado pelos fadistas Fátima Lourenço e Luís Filipe Fortunato, trouxe de volta a alegria e o espírito de união que as Marchas sempre promoveram.
Filipa Fernandes, vice-presidente da Câmara de Tomar, a convite, integrou o desfile acompanhando os anfitriões António Leiria e Aurora Leiria Associação "Os amigos do Fado de Tomar" até à Praça da República onde foram recebidos por Hugo Cristóvão, presidente da autarquia, entre outras personalidades da administração local.
Nesta praça, o público desfrutou de um espetáculo que contou, para além das Marchas de Tomar, Amigos do Fado e Universidade Sénior, com as Marchas visitantes de Abrantes – Casais de Revelhos, Coimbra – São Martinho do Bispo, Ferreira do Zêzere - Casa do Povo, Lisboa – Alverca e Ourém – Espite
Cada grupo trouxe consigo um pedaço da sua cultura e tradição, proporcionando uma experiência rica e variada para os espetadores.
Uma festa modesta e humilde quando comparada com a das grandes metrópoles, mas, a paixão e a determinação dos envolvidos foram evidentes, resultando numa celebração que, embora menor em escala, não perdeu o seu brilho e encanto característicos, para regozijo da grande multidão que a aplaudiu.
O evento contou com cerca de 500 pessoas envolvidas, entre organização, marchantes e acompanhantes.
Finalizadas as atuações, realizou-se um lanche ajantarado na sede dos Amigos do Fado em Casal Pinheiro, sendo de referir que a maioria dos géneros alimentares foram gentilmente oferecidos por comerciantes do concelho.