Tomar recebe sessão do Roteiro INCoDe.2030 - Capacitação Digital a 21 de março

No próximo dia 21 de março, a partir das 09h00,  a sessão do Roteiro INCoDe.2030 - Capacitação Digital dedicada ao tema "Sustentabilidade", terá lugar na Biblioteca Municipal de Tomar, e contará com a presença do Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo.

O Roteiro do INCoDe.2030 está a percorrer todo o país, focado numa multiplicidade de temas. Esta sessão será dedicada ao tema "Sustentabilidade", e dará voz a iniciativas locais, mas também a projetos emblemáticos que promovem a capacitação digital em Portugal, e que contam com o apoio do INCoDe.2030.

Durante o dia irão decorrer, em paralelo, quatro workshops presenciais, cuja inscrição é obrigatória:

1. PTSOC & PSP | Desafios & Boas Práticas de Cibersegurança – é um workshop dirigido a empresas, organizações e a todos os profissionais. Tem como objetivo contribuir para uma maior consciencialização e capacitação para os temas da Cibersegurança, através da identificação dos principais riscos e ameaças da utilização do ciberespaço no contexto nacional e da partilha de boas práticas e comportamentos seguros na utilização da tecnologia e do digital.
2. EUSOUDIGITAL - é um programa de iniciação ao digital, simples e gratuito. Desenvolvido a pensar em adultos com mais de 45 anos, com pouco ou nenhum contacto com a internet, esta formação vai ensinar a fazer pesquisas e navegar na internet, criar uma identidade digital, uma conta pessoal numa rede social e usar o correio eletrónico.
3. SPMS|SNS 24 e IPST - é uma formação dirigida ao cidadão comum e a profissionais de saúde. Ensinará a usar a app SNS24 e a área pessoal do portal, assim como a aceder às principais funcionalidades dos serviços digitais de saúde, nomeadamente a Teleconsulta. Abordará também o tema dos Jovens Dadores & Jovens Dirigentes para a Promoção da Dádiva de Sangue em Portugal, fazendo referência à importância, aos requisitos e aos procedimentos dos dadores de sangue e medula óssea.

4. Apps For Good (apenas para professores) – este workshop dirigido a professores que lecionem qualquer área disciplinar, do 5º ao 12º anos, pretende que os participantes obtenham informações sobre a abordagem pedagógica inovadora do Apps for Good e experienciem algumas dinâmicas: criação de uma ideia, desenho de protótipo de app e a comunicação de uma ideia (pitch).

Durante a manhã, irão ainda decorrer dois workshops dirigidos a escolas:
Engenheiras por um dia – é um workshop dirigido a alun@s em idade escolar. O Programa Engenheiras Por Um Dia promove, junto das estudantes de ensino não superior, a opção pelas engenharias e pelas tecnologias (STEM), desconstruindo a ideia de que estas são domínios masculinos.
Pensamento Computacional | ENSICO – é um workshop dirigido a alun@s em idade escolar. A ENSICO promove uma aula que incentiva o pensamento computacional d@s jovens, através de um caderno que lhes permite compreender os conceitos que se encontram por detrás de um computador.

As inscrições são feitas através do formulário online e para informações ou questões relacionadas deverá ser enviado email para  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Programa-tomar-v1 finalworkshop cibersegurana

workshop EU SOU DIGITAL workshop SNS24 e IPST