logo-CMT 230 horizontal

Homenagens a Personalidades e Instituições de Mérito

 

Homenageados a 1 de março de 2023

MEDALHA MUNICIPAL DE MÉRITO

Hotel Bonjardim

O Hotel Bonjardim é hoje gerido por Isidro Martins, depois das obras de remodelação há perto de vinte anos na antiga pensão com o mesmo nome, que pertencia a João Ribeiro antes do atual proprietário a adquirir em 1980.

Pensão Residencial

A Pensão Residencial Luanda foi criada em 1960, estando hoje nas mãos do quarto proprietário, José Esteves Pereira, um espaço vocacionado para os turistas, mas também para empresas.

Residencial Luz

A Residencial Luz existe com este nome há mais de quarenta anos, na família de António Santos, tendo sucedido à Pensão Gândara, destacando-se pelos interiores que mantêm o traçado original do edifício e sendo muito procurada por peregrinos.

Residencial União

A Residencial União, gerida desde 2012 por Jorge Neves, fica situada no coração da cidade, na Corredoura, sendo um dos mais antigos espaços de hotelaria de Tomar, ainda do século XIX e é igualmente reconhecida pelos dois magníficos painéis de azulejos da fachada.

Café Paraíso da Comenda

O Café Paraíso da Comenda foi o primeiro da aldeia de Paço da Comenda, aberto em 1960. Comprado três anos depois por José da Graça, pai do atual proprietário, ganharia a designação popular por que é conhecido, “Nofre”, do seu nome Crispim Onofre.

Restaurante Pica Pau

Na cidade, o Restaurante Pica Pau Amarelo tem hoje uma localização privilegiada com a remodelação da Várzea Grande, mas continua a ser, como há décadas, um local onde se pode comer em conta comida tipicamente portuguesa.

Restaurante Salgado

No topo nascente da Rua dos Arcos, o Restaurante Salgado é de há muito um dos espaços clássicos para a comida tradicional portuguesa, bem como para os petiscos.

Loja Zézinho

A Loja Zézinho nasceu da capacidade empreendedora de José Costa que, vindo para Tomar trabalhar com apenas 10 anos de idade, abriu logo aos 18 (em 1949) a sua loja num edifício que entretanto seria demolido para a construção da Ponte Nova. Por esse motivo se viria a mudar, em 1954, para a atual localização na Praceta Alves Redol.

Mundo das Malas

O Mundo das Malas nasceu na Corredoura onde foi uma loja de referência durante décadas. Mais recentemente migrou para além da ponte, acompanhando o crescimento da cidade para esse lado, mantendo as portas abertas à moda com artigos de qualidade na Alameda Um de Março.

Salão Ferreirinhas

O Salão Ferreirinhas, de Joaquim Ferreira & Filha, é um dos espaços de cabeleireiro há mais tempo abertos em Tomar, mas destaca-se igualmente por acolher em perfeita harmonia a barbearia para homens e o cabeleireiro para mulheres.

Escola de Condução Moderna de Tomar

A Escola de Condução Moderna de Tomar sucedeu à mais antiga Escola de Condução da cidade, sendo há mais de uma década gerida por José Luís (que fora um dos fundadores da sua então concorrente Estrela do Nabão) e pelos seus filhos.

Oficina José dos Santos Câncio

Na Avenida Nuno Álvares Pereira está situada a Oficina José dos Santos Câncio, uma das mais antigas da cidade, naquela que, na segunda metade do século XX, era a rua por excelência dedicada aos automóveis, que ali têm um espaço especializado em reparações multimarca.

Marante – Materiais de Construção e Decoração

Para a casa, há muito que um dos locais de referência em Tomar é o Marante – Materiais de Construção e Decoração, desde as pequenas peças e artigos na loja da cidade, aos equipamentos, pavimentos e materiais de construção propriamente ditos nos dois espaços de Carvalhos de Figueiredo.

Tomarel

A Tomarel é um dos espaços de referência de venda de eletrodomésticos no concelho de Tomar, com a sua ampla loja com vasta variedade de marcas, situada junto ao Instituto Politécnico.

Fernando Hilário

Fernando Hilário é um dos mais conceituados forcados portugueses. Nascido na Dejusta (atual freguesia de Casais e Alviobeira), foi com o grupo do Colégio Nun’Álvares que começou a atividade, com apenas 15 anos. Passou pelos grupos de forcados Amadores de Lisboa e de Montemor, tendo fundado em 1979 o Grupo Forcados Lusitanos, uma espécie de seleção nacional, composto por elementos de vários outros grupos, entre os quais alguns tomarenses, que brilhou em vários pontos do mundo.

 

MEDALHA MUNICIPAL DE VALOR DESPORTIVO

Jorge Sirgado

Nascido em 1966, em Tomar, Jorge Sirgado sempre se sentiu melhor na oficina do pai do que na escola, tendo começado nas corridas de automóveis em 1987. Dez anos depois, foi campeão nacional de autocross, título que repetiu no ano seguinte. Mas era só o início, pois no ralicross conquistaria mais cinco títulos nacionais. Hoje, continua a dedicar-se de corpo e alma à sua paixão, coordenando uma equipa onde os filhos pontuam como pilotos.


MEDALHA DE HONRA DO MUNICÍPIO DE TOMAR

Acitofeba

A fundação da Acitofeba remonta a 9 de Maio de 1891, com a constituição da Associação Comercial e Industrial de Tomar, cujo alvará e aprovação de estatutos, porém, só seria concedido em 1916. A instalação da sede ocorreu em 1933, mas, por imposição do Estado Novo, seria transformada em Grémio do Comércio dos Municípios de Tomar, Ferreira do Zêzere e Vila Nova da Barquinha em 1940. Renasceria como Associação de Comerciantes e Industriais dos Municípios de Tomar, Ferreira do Zêzere e Vila Nova da Barquinha em 1976, passando a designar-se por ACITOFEBA – Associação Comercial e Industrial dos Municípios de Tomar, Ferreira do Zêzere e Vila Nova da Barquinha a partir de 13 de Novembro de 1999.

Núcleo de Tomar da Liga dos Combatentes

O Núcleo de Tomar da Liga dos Combatentes foi criado no dia 1 de Junho de 1926, como um pouco por todo o país, com o intuito de apoiar os participantes naquela que hoje é conhecida como 1ª Guerra Mundial. O monumento aos combatentes da Grande Guerra, vulgarmente chamado de soldado desconhecido, inaugurado em 1931, continua a ser local de romagem do núcleo no seu aniversário e na evocação da batalha de la Lys.

Jornal Cidade de Tomar

Tomar teve jornais quase regularmente desde fez há pouco 144 anos. Destes, o que tem tido a mais longa vida, e com publicação sempre ininterrupta, é o Cidade de Tomar, criado em 1935 e como tal prestes a chegar aos 88 anos. Para além de fonte de informação, que até há bem pouco tempo não chegava por outras vias aos tomarenses espalhados pelo mundo, o seu arquivo é hoje importante acervo histórico para investigadores e simples curiosos.

Jornal O Templário

Embora com várias interrupções, O Templário é o título jornalístico mais antigo de Tomar, tendo surgido pela primeira vez em 1925, então com José Brak-Lamy como diretor e com uma breve duração. Seria retomado em 1952 e depois já perto do final do século, mantendo-se até hoje como um dos jornais que fazem do nosso concelho um caso raro a nível nacional com dois semanários em simultâneo a provarem que a imprensa escrita continua viva.

Homenageados a 1 de março de 2022

MEDALHA DE HONRA DO MUNICÍPIO DE TOMAR


homenageados-2022 0004

Júlio Dias das Neves

Júlio Dias das Neves nasceu na Serra do Meio, freguesia da Sabacheira, em 1923. Formou-se em Contabilidade e licenciou-se em Finanças. Foi professor do Ensino Técnico Profissional na Escola Industrial e Comercial de Tomar (actual Jácome Ratton), da qual foi director entre 1955 e 1974.

Em 1982 foi nomeado Vogal da Comissão Instaladora da Escola Superior de Tecnologia de Tomar e, posteriormente, do Instituto Politécnico, onde foi professor entre 1993 e 2003.
Entre 1957 e 1959 foi Vice-Presidente da Câmara de Tomar e Presidente do Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados de Água e Electricidade. De 1961 a 1974 foi Deputado à Assembleia Nacional, eleito pelo distrito de Santarém. De 1967 a 1974 foi Vogal da Comissão de Planeamento Regional de Lisboa e Vale do Tejo.
Entre 1961 e 2007 exerceu funções de Director e Administrador nas empresas do Grupo de Companhias de Papel de Porto de Cavaleiros, tendo sido Presidente da Direcção da Associação Portuguesa de Fabricantes de Papel.
Foi Presidente da Assembleia Geral do União de Tomar e membro da Direcção da Comunidade Vida e Paz.

 

homenageados-2022 0003Manuel Vicente

Manuel Vicente nasceu em Tomar em 1924, mas cedo rumou a Lisboa onde a par de uma carreira empresarial de sucesso se dedicou com paixão e arte ao cinema amador.
Foi premiado nacional e internacionalmente, devido à sua obra, recentemente evocada nesta mesma sala, e onde se encontram diversos filmes dedicados aos usos, costumes, eventos e paisagens do concelho que o viu nascer. Os seus documentários são hoje uma janela única para o passado e constituem um acervo de extrema importância para o conhecimento de diversas realidades sociais e culturais do concelho de Tomar.

 

 

homenageados-2022 0002Mª Rosário Passos Baeta Neves

Maria do Rosário Mendes Godinho Passos Baeta Neves nasceu em Tomar em 1954. Licenciada em Ciências Empresariais pela Universidade Católica e em Economia pela Universidade de Coimbra, foi professora do Ciclo Preparatório e do Ensino Secundário, bem como do Ensino Superior Politécnico. Foi vogal da comissão instaladora do actual Instituto Politécnico de Tomar, onde exerceu inúmeras funções, nomeadamente directivas, desde 1981. Foi ainda consultora, gerente e administradora de várias empresas nacionais e internacionais e empresária do sector do turismo.

 

 

homenageados-2022 0001Patricia Sampaio

Patrícia Sampaio nasceu em Tomar em 1999. O judo não foi para ela amor à primeira vista, mas, a partir do momento em que entrou na sua vida, tornou-se razão de ser. Aos títulos de campeã nacional que foi somando nas diversas categoriais, juntaram-se os dois europeus de juniores e a medalha de bronze nos mundiais dessa categoria.
Promessa maior do desporto nacional, foi eleita atleta feminina do ano de 1999 pela Confederação de Desporto de Portugal.
A pandemia e as lesões não a desviaram do caminho e em 2021 tornou-se numa das representantes portuguesas nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
No final do ano passado, conquistou mais um título europeu: o de sub-23.

 

homenageados-2022 0000Santa Casa da Misericórdia

A Santa Casa da Misericórdia de Tomar foi instituída pelo rei D. Manuel I em 1510, tendo-lhe sido anexados o Hospital de Nossa Senhora da Graça, a Gafaria de Santo André e as Confrarias de Santa Cruz e Santa Maria. Tem como objectivo satisfazer carências sociais e praticar actos de culto católico.
Actualmente, é especialmente relevante a sua acção como instituição privada de solidariedade social, nomeadamente com lar, residências assistidas, centro de dia, unidade de cuidados continuados e unidade de internamento privado, entre diversas outras valências sociais e culturais.
Tem ainda um simbolismo muito especial para Tomar, uma vez que é a guardiã das coroas e do pendão do Espírito Santo que encabeçam a Festa dos Tabuleiros.

 

MEDALHA MUNICIPAL DE VALOR E ALTRUÍSMO


homenageados-2022 0007Fernanda Moucho

Fernanda Agostinho Gameiro Bento Moucho, nasceu em Alpiarça, em 1945. Licenciada em Filologia Românica pela Faculdade de Letras de Universidade de Lisboa, foi professora de Português e Francês, sempre em Tomar, de 1973 a 2008, na Escola Preparatória Gualdim Pais e nas Secundárias Jácome Ratton e Santa Maria do Olival.
Ao longo da sua carreira desempenhou vários cargos e esteve alguns anos ligada à Formação de Professores.
Após a sua aposentação, em Junho de 2008, passou a leccionar Literatura Portuguesa na Universidade Sénior de Tomar, actividade que ainda hoje desempenha.

 

 

homenageados-2022 0005Maria João Pinheiro

Médica de profissão, Maria João Carvalho Pinheiro teve um longo percurso de dedicação aos outros através daquele que é o maior dos serviços públicos: a saúde. O seu empenho e simpatia conquistou também a empatia daqueles que serviu.
Como corolário desse altruísmo, em 2021, em plena pandemia, tornou-se uma bandeira da dedicação ao Serviço Nacional de Saúde, oferecendo-se para continuar a exercer, gratuitamente, como médica de família na Sabacheira, apesar de ter atingido o limite legal de idade, algo que não foi aceite pelo Ministério da Saúde.

 

 

homenageados-2022 0006João Vieira da Luz

O Dr. Vieira da Luz foi durante muitos anos sinónimo do cirurgião tomarense por excelência. Médico cirurgião do Hospital Nossa Senhora da Graça, primeiro nas vetustas instalações da Av. Cândido Madureira, depois no edifício que actualmente integra o Centro Hospitalar do Médio Tejo, foi sempre uma referência maior da classe médica em Tomar.
Além de excelente profissional de saúde, tem também uma menos conhecida, mas não menos relevante, ligação ao mundo das letras, tendo sido um dos organizadores, com Gastão Cruz, da “Antologia de Poesia Universitária”, nos seus tempos de estudante, em 1964. Na viragem do século, publicou em Tomar três livros de poesia: “Números versos, “A tua voz” e “Tempos e lugares”.

 

MEDALHA MUNICIPAL DE VALOR DESPORTIVO


homenageados-2022 0009Manuel Francisquinho

Se hoje o judo vive um excelente momento em Tomar, falar da história desta modalidade no nosso concelho passa necessariamente por falar de Manuel Francisquinho, que foi dos nossos primeiros atletas e mestres. Com um percurso que se estende já por perto de cinquenta anos, a sua experiência e valia técnica, nomeadamente na Sociedade Filarmónica Gualdim Pais e no Sporting de Tomar, seguramente que não foi alheia aos resultados de excelência que os judocas nabantinos têm vindo a obter.

 

 

 

homenageados-2022 0008Tomás Santos

Natural da freguesia de Asseiceira, com apenas 13 anos de idade, Tomás Santos é o mais novo de sempre a ser galardoado com uma medalha municipal, mas tem boas razões para isso, com os quatro títulos de campeão nacional de motocross (50 cc, 65 cc por duas vezes, e 85 cc), já conquistados.
Para além da luta pela revalidação do título nacional, Tomás Santos vai participar também este ano nas cinco provas do Campeonato da Europa.

 

 

 

MEDALHA MUNICIPAL DE MÉRITO


homenageados-2022 0014FH5

A banda FH5 foi fundada por Francisco Honório em 1975, acompanhado pelos seus filhos Luís Honório e Paulo Pereira, e por isso chamada precisamente Francisco Honório e Filhos. As frequentes mudanças de músicos levaram à opção, em 1981, pelo nome que perdurou até hoje.
Ao longo de quase cinco décadas, por ali passaram músicos e técnicos de referência, que fizeram desta formação muito mais do que um simples grupo de covers. Prova disso foram as primeiras partes que fizeram de muitos concertos das maiores bandas rock nacionais e não só, como os Xutos e Pontapés, UHF ou Quinta do Bill, entre muitas outras.
Com uma equipa sempre renovada, que inclui figuras conhecidas nacionalmente, e um repertório extremamente diversificado, os FH5 continuam a ser um dos grupos musicais mais atractivos de Tomar e da região.

 

homenageados-2022 0013José Joaquim Lourenço

A empresa José Joaquim Lourenço tem uma história de décadas dedicada muito em especial à área agrícola e da jardinagem. Distribuidor e revendedor de algumas das marcas de máquinas e ferramentas mais conceituadas, continua a ser um dos locais de referência em Tomar para a sua aquisição e manutenção, mas também de materiais diversos para o cultivo, a rega ou a construção civil.

 

 

 

homenageados-2022 0012Manelzito da Estação

O estabelecimento Manelzito da Estação foi criado em 1 de Dezembro de 1957, ganhando por isso o nome de 1º de Dezembro, mas a figura do seu fundador levou a que acabasse por adoptar o nome por que todos referiam o que começou por ser uma casa de vinhos e petiscos. Com o tempo, foi evoluindo até se tornar naquilo que é hoje, sob a gerência do filho Raul Marques: uma conceituada loja de venda de produtos hortícolas, rações e fitossanitários, bem como utensílios e ferramentas agrícolas.

 

 

 

homenageados-2022 0011Paviprel – Albino Pereira

Fundada por Albino Pereira, a Paviprel tem mais de três décadas de experiência no fabrico de produtos de betão. Acompanhando sempre o desenvolvimento da tecnologia na fabricação dos seus produtos, aliado às novas tendências de design, é uma referência desta área no concelho de Tomar, assegurando elevados padrões de qualidade em produtos que permitem uma variada aplicação no sector da construção.

 

 

 

homenageados-2022 0010Segorbe, Ferreira & Mesquita, Ldª

Uma empresa distribuidora de bebidas poderia ser apenas um elo entre os fabricantes e os consumidores, mas a Segorbe, Ferreira e Mesquita é muito mais do que isso. Dando a cara localmente pelos produtos da Unicer, soube gerir da melhor maneira a presença na região de uma das grandes marcas de cerveja nacionais, o que fez dela própria uma marca de referência, sempre presente nos momentos certos.

 

 

Homenageados a 1 de março de 2021

  

MEDALHA DE HONRA DO MUNICÍPIO 

 

2021-JGFerreiraJosé Gomes Ferreira
José Gomes Ferreira nasceu em Vale da Lage, na freguesia da Serra, em 1964. Licenciado em Comunicação Social, exerceu funções de jornalista na TSF e no jornal Público, entre outros, mas foi na SIC que se notabilizou, sendo editor de economia e posteriormente subdirector de informação. Actualmente é director-adjunto de informação daquela estação de televisão, onde apresenta também o programa “Negócios da semana”.
Publicou também vários livros relacionados com a temática da economia em Portugal.

 

 

icon-watch-fb vídeo homenagem

 

2021-MJGandraManuel J. Gandra
Manuel J. Gandra nasceu em Lisboa em 1953 mas está, pela temática das suas investigações, umbilicalmente ligado a Tomar. Licenciado em Filosofia, é investigador em diversas áreas, nomeadamente História e Geografia Míticas de Portugal, Iconologia da Arte Portuguesa e Filosofia Hermética. Com uma vasta bibliografia, é um especialista em temáticas templaristas, tendo diversas obras sobre o assunto, mas também sobre o culto do Espírito Santo e a Festa dos Tabuleiros, sendo também presença habitual em fóruns culturais sobre Tomar.

 

 

icon-watch-fb vídeo homenagem

 

2021-IBaltazarIsabel Baltazar
Isabel Baltazar nasceu em Tomar. É licenciada em Filosofia, mestre em História Cultural e Política e doutorada em História e Teoria das Ideias, pela Universidade Nova, com uma tese sobre Portugal e a ideia de Europa. É investigadora do Instituto de História Contemporânea daquela Universidade. Em 2020 foi galardoada com o Prémio História da Europa - Fundação Calouste Gulbenkian, atribuído pela Academia Portuguesa de História, pelo livro “Repensar Portugal e a Ideia de Europa. Pensamento Contemporâneo”.

 

 

icon-watch-fb vídeo homenagem

 

2021-JRattonEscola Secundária Jácome Ratton
As origens da Escola Secundária Jácome Ratton remontam a 1884, quando foi criada com a designação de Escola de Desenho Industrial e instalada na Rua da Capela. Ao longo do tempo, foi mudando de nome e de localização, sendo o primeiro edifício de raiz aquele que agora alberga o IPT, na Cândido Madureira. A mudança para as actuais instalações da então Escola Industrial e Comercial de Tomar deu-se em 1958, tomando a designação actual em 1979. Em 137 anos formou milhares de cidadãos, sendo hoje também a sede do Agrupamento de Escolas Templários.

 

 

icon-watch-fb vídeo homenagem

 

MEDALHA MUNICIPAL DE VALOR E ALTRUÍSMO (grau ouro)

 

2021-padre-marioMário Farinha Duarte
Mário Farinha Duarte nasceu na Sertã em 1960. Ordenado presbítero em 1990, esteve em missão na África do Sul até 1992. Chegou a Tomar em meados dessa década para assumir o trabalho nas paróquias de Casais e Alviobeira, tendo em 2010 assumido as da cidade. Numas como noutras criou grande empatia com a comunidade, com uma notória entrega às causas da solidariedade. Faleceu em 2020, vítima de uma pancreatite, pelo que esta medalha lhe é entregue a título póstumo.

 

 

icon-watch-fb vídeo homenagem

 

MEDALHA MUNICIPAL DE VALOR DESPORTIVO (grau ouro)

 

2021-JHenriquesJoão Henriques
João Henriques nasceu em Tomar em 1972, e aqui foi professor de Educação Física na Escola Jácome Ratton, presidente do Sp. Tomar e treinador adjunto do União. A sua carreira como treinador de futebol, que incluiu passagens pela formação do Sporting e por países árabes, começou a ganhar visibilidade nacional ao serviço do Leixões, e posteriormente com os bons resultados obtidos, já na I Liga, com o Paços Ferreira e o Santa Clara. A chegada ao Vitória de Guimarães, esta época, que tem mantido na rota das competições europeias, revela o sentido ascensional da sua carreira.

 

 

icon-watch-fb vídeo homenagem

 

2021-JVitalJorge Vital
Jorge Vital nasceu em Tomar e notabilizou-se como guarda-redes de futebol, tendo jogado nos dois clubes históricos do concelho, o Desportivo da Matrena e o União de Tomar, antes de fazer carreira na então 1ª Divisão Nacional, cujo ponto alto foi a passagem pelo Sporting durante cerca de quatro anos. Quando deixou de jogar, iniciou-se como treinador de guarda-redes, área em que se distinguiu, principalmente ao serviço do Sp. Braga. Regressou ao Sporting esta época, onde já estivera nesta função há perto de uma década e é um dos responsáveis pela baliza mais segura da I Liga.

 

 

icon-watch-fb vídeo homenagem

 

MEDALHA MUNICIPAL DE MÉRITO (grau ouro)

 

2021-MAEsperanca

Maria dos Anjos Esperança
Maria dos Anjos Esperança é natural de Figueiró dos Vinhos, mas foi em Tomar que se distinguiu como médica e como delegada de saúde. Actualmente é a coordenadora da Unidade de Saúde Pública do ACES Médio Tejo, tendo sido uma das figuras preponderantes na região neste ano intenso de luta contra a Covid19.

 

 

 

icon-watch-fb vídeo homenagem

 

2021-FJorgeFernando Jorge Ferreira
Fernando Jorge Ferreira é um dos filhos de António Jacinto Ferreira, fundador dos Aviários de Santa Cita, tendo dedicado toda a sua vida de empresário à mesma área, primeiro no grupo familiar, onde criou a Citaves. Alargou entretanto o negócio à área cinegética, criando o grupo Caçabrava, que tem hoje também na criação de bovinos da raça Angus um dos seus pilares.

 

 

 

icon-watch-fb vídeo homenagem

 

2021-ourivesaria-pugaOurivesaria Puga
Fundada em 1874 por Francisco Eulóquio Puga, a ourivesaria funcionava em frente à loja onde se encontra atualmente. Com a sua morte em 1900, os filhos Manuel e Francisco ficaram a gerir o negócio, mas divergências levaram a que se dividisse originando duas ourivesarias uma ao lado da outra. O actual proprietário, António Eduardo Silva, adquiriu, em 1990, a loja onde era empregado desde os 12 anos de idade.

 

 

 

icon-watch-fb vídeo homenagem

 

2021-farmacia-TPinheiroFarmácia Torres Pinheiro
A Farmácia Torres Pinheiro foi fundada em 1878 por João Torres Pinheiro, importante figura de Tomar e que chegou a ser presidente da Câmara. Há 143 anos que tem as suas portas abertas na Corredoura.

 

 

 

 

icon-watch-fb vídeo homenagem

 

2021-filmoticaFilmóptica
A Filmóptica foi fundada por Emílio Rodriguez Graña, filho de pais espanhóis, que se notabilizou também como jogador de hóquei em patins e atleta de pesca desportiva. Foi a segunda casa do ramo que abriu, mas que se cimentou na rua da levada, onde ainda está, actualmente dirigida por António Tuna.

 

 

 

icon-watch-fb vídeo homenagem

 

2021-FGaloFernanda Galo Laboratórios
Fundado em 1956 pela Dra. Fernanda Galo, foi sempre uma referência em Tomar, mas a sua aposta na inovação tecnológica e científica permitiu-lhe ir alargando a sua presença por todo o país, estando hoje em mais de 20 concelhos. No actual contexto de pandemia tem estado empenhado no combate, tendo já realizado mais de 100 mil testes.

 

 

 

icon-watch-fb vídeo homenagem

 

2021-salao-luisaSalão de Cabeleireira Luísa Alves

Luísa Alves tinha um sonho de criança de abrir um Salão de Cabeleiro, mas foi ao casar com um barbeiro que o concretizou, abrindo-o no mesmo edifício, em 1968. Daí para cá, as suas mãos deram fama ao local, onde hoje conta com já com a companhia de um neto, cabeleireiro de homem.

 

 

 

icon-watch-fb vídeo homenagem

  

2021-salao-castanheiroSalão de Cabeleireiro Castanheiro
Fundado por António Castanheiro, o Salão de Cabeleireiro com o seu nome é uma das referências do sector no centro histórico de Tomar, e que ganhou raízes com o filho Nuno a assumir também a actividade em que o pai já se tinha distinguido.

 

 

 

icon-watch-fb vídeo homenagem

 

2021-carraoO Carrão das Febras
Situado no Caniçal, união de freguesias da Madalena e Beselga, o Carrão das Febras ganhou o nome por que é conhecido pela qualidade dos seus petiscos, que colocaram a aldeia no mapa dos bons-garfos. A casa foi criada por José Patrício, já falecido, e é hoje dirigida pelo filho com o mesmo nome.

 

 

 

icon-watch-fb vídeo homenagem

 

Homenageados a 1 de março de 2020


 

MEDALHA DE HONRA DO MUNICÍPIO 

1-EAlmeida

Eugénio Manuel Carvalho Pina de Almeida

Eugénio de Almeida foi presidente do Instituto Politécnico de Tomar entre 2010 e 2018.

Doutorado em Ciências Geofísicas fora, entre 1999 e 2005, diretor da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes e, entre 2005 e 2010, vice-presidente do Politécnico tomarense onde tem decorrido a sua carreira docente.

2-LSGracaLuiz Maria Pedrosa dos Santos Graça

Nasceu em Tomar, em 1948, tendo ingressado na faculdade de Direito e posteriormente em Letras, onde se licenciou em História. Exerceu como professor do ensino secundário, antes de ser assistente na Universidade de Évora, na Faculdade de Letras de Lisboa e na Universidade Católica, onde se doutorou em Cultura Portuguesa. Em 1984 foi encarregue da direção do Convento de Cristo. Foi ainda professor na Universidade Lusíada, na Escola Superior da Madeira, no IADE, na Escola Superior de Polícia e Faculdade de Ciências Empresariais da Universidade Católica.

Entre 1990 e 1992 foi Governador Civil do Distrito de Setúbal.

Tem uma vasta obra publicada, incluindo vários livros e artigos sobre temáticas tomarenses.

3-MB-ConceicaoManuel Augusto Baptista da Conceição (a título póstumo)

Manuel Augusto Baptista da Conceição faleceu já em 2020, com a provecta idade de 96 anos. Engenheiro civil de formação e atividade profissional, foi durante toda a sua vida um ávido colecionador de brinquedos, juntando um espólio de muitos milhares de objetos cuja maior parte foi doada ao Município de Tomar e que integrará futuramente uma coleção visitável. Além dos brinquedos, foi também colecionador de máquinas fotográficas, de que possuía cerca de quatro centenas, igualmente doadas ao Município e parte delas já integradas no Centro de Estudos em Fotografia de Tomar.

4-MJ-MoraisMaria João da Graça Lima Morais

Maria João Morais é natural de Tomar, onde exerce a profissão de professora de História na Escola Secundária Jácome Ratton.

Desde 1995 que integra a Comissão da Festa dos Tabuleiros, primeiro na Comissão do Cortejo, onde teve a responsabilidade de registar por escrito o respetivo protocolo, e a partir de 1999 integrando também a Comissão Central.

Para a Festa de 2019 foi aclamada como mordomo, tendo sido a primeira mulher a assumir esse cargo, tarefa que cumpriu com distinção.

MEDALHA MUNICIPAL DE VALOR E ALTRUÍSMO (grau ouro)

5-R-Dias

António Rosa Dias

António Rosa Dias foi professor do antigo ensino preparatório durante 32 anos. A partir de 1984 foi vereador da Câmara Municipal de Tomar durante vários mandatos, tendo o executivo aprovado em 2009 um voto de louvor “pelo seu trabalho e dedicação à causa pública”.

Foi futebolista tendo representado as equipas principais do Belenenses, da Matrena, do Fátima e do União de Tomar durante várias temporadas. Foi também presidente da Direção do Sporting Clube de Tomar.

É ainda um dos mais reconhecidos filatelistas do concelho.

6-R-Costa

Rui Manuel Dias da Costa

Embora não tenha nascido em Tomar, Rui Costa vive aqui há mais de meio século, com o seu nome umbilicalmente ligado ao negócio do calçado a que se dedicou. Mas foi sempre muito mais do que isso, com um percurso ligado à vida associativa, nomeadamente ao futebol, com passagens pelo União de Tomar, Escola de Futebol de Tomar, Associação de Futebol de Santarém e Núcleo de Árbitros do Ribatejo Norte. Esteve na génese de importantes órgãos de comunicação social, como a Rádio Hertz e o jornal O Remate, bem como na comissão organizadora do Carnaval de Tomar, no último quartel do século XX.

MEDALHA MUNICIPAL DE VALOR DESPORTIVO (grau ouro)

7-CFelizCarolina Silva Feliz

Carolina Feliz é natural de Tomar, onde reside, sendo técnica da Autoridade Tributária nesta cidade. Praticante de atletismo há mais de trinta anos, foi convidada para integrar o União de Tomar depois de ter ganho uma corrida de 10 mil metros numa festa de verão e desde aí nunca mais parou de correr pelo emblema nabantino. O corolário dessa dedicação chegou recentemente com a conquista do título de campeã nacional de estrada em veteranos.

MEDALHA MUNICIPAL DE MÉRITO (grau ouro)

8-AJ-FerreiraAntónio Jacinto Ferreira (a título póstumo)

Natural de Santa Cita, António Jacinto Ferreira começou por trabalhar, como grande parte dos conterrâneos da sua geração, na Fábrica de Papel de Matrena. Mas seria a aposta num negócio então florescente, por volta dos anos sessenta do século passado, que mudaria o rumo da sua vida, ao criar os Aviários de Santa Cita, empresa que se expandiu e acabou por dar origem a um grupo económico com grande peso na vida local e importante fonte de postos de trabalho.

Tendo sido ele próprio desportista e membro activo da comunidade, viria a ser uma figura determinante na vida associativa, nomeadamente na criação da ACR de Santa Cita e do Centro Social Paroquial de Asseiceira.

9-AG-BrancoAntónio Manuel Gomes Branco

Licenciado em Medicina, António Manuel Gomes Branco é especialista em Medicina Geral e Familiar. Foi diretor do Centro de Saúde de Tomar entre 1994 e 1996. Coordenou a Sub-Região de Saúde de Santarém entre 1996 e 2001 e foi presidente do Conselho de Direção do Grupo Hospitalar do Médio Tejo, em 2002. Fez parte da "Equipa de Acompanhamento da Reforma dos Centros de Saúde" do Ministério da Saúde, da "Comissão de Avaliação dos Novos Modelos Organizativos", e da "Comissão de Acompanhamento do Regime Remuneratório Experimental". Integrou ainda a "Equipa Técnica para a Reforma dos Cuidados de Saúde Primários". Foi igualmente presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.

ASottomayorÁppio Cláudio Matos Sottomayor

Embora nascido em Lisboa, viveu em Tomar uma parte da infância e o tempo de juventude, tendo estudado no antigo Colégio Nun'Álvares desde o termo da Instrução Primária até ao final do ensino secundário.

Em Lisboa, frequentou a Universidade, mas a profissão escolhida, o jornalismo, e o gosto por ela teve raízes nabantinas pois aqui começou a colaborar em "O Templário" quando tinha 16 anos. Trabalhou depois em agências noticiosas e no jornal "A Capital". Colaborou ainda com a Rádio Renascença ou as Selecções do Reader's Digest.

Autor de cerca de duas mil crónicas de temática lisboeta, teve o cuidado de, no primeiro volume da sua edição em livro, dedicar o trabalho a Tomar e aos tomarenses, que o tinham ensinado a conhecer e gostar de uma cidade. E ainda hoje é cronista do jornal O Templário.

 

11-ABMouchoAugusto Bento Moucho

Nascido em 1938 no concelho de Mação, Augusto Bento Moucho chegou a Tomar pela primeira vez em 1955 para se matricular no Colégio Nun’Álvares onde fez o 6º e 7º ano de então, antes da ida para a Universidade de Coimbra onde faria a sua formação em Direito, concluída no dia 26 de outubro de 1962, precisamente aquele em que veio definitivamente morar para a cidade nabantina. Aqui iniciou o estágio com o Dr. Ângelo Tamagnini e se estabeleceu como advogado até aos dias de hoje. Presidiu à delegação local da Ordem dos Advogados. Foi também membro ativo do Rotary Club de Tomar, a que igualmente presidiu.

12-JGGranadaJoão António Godinho Granada

João António Godinho Granada nasceu em Tomar em 1932. Licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa, prestou serviço militar no Regimento de Infantaria 15, tendo sido posteriormente destacado para o Campo Militar de Santa Margarida, onde integrou a Brigada Portuguesa da Divisão Shape da Nato. Cumpriu comissão de serviço em Moçambique como tenente miliciano. Regressado, fixou-se em Lisboa exercendo advocacia em nome individual. Presidiu ao Conselho Fiscal, à Direção, à Assembleia Geral e ao Conselho Regional da Casa do Concelho de Tomar. Presidiu também à primeira Direção da Associação dos Antigos Alunos dos Colégios de Nun’Álvares de Tomar e, a seguir, à sua Assembleia Geral.

Apaixonado por História, é autor de vários livros onde busca explicações para a atualidade.

13-MMBritoManuel Silva Marques de Brito

Natural de Oliveira do Hospital, onde nasceu no último dia do ano de 1935, Manuel Silva Marques de Brito licenciou-se em Medicina pela Universidade de Coimbra, tendo feito a especialidade de Pediatria no Hospital D. Estefânia, em Lisboa. Fixar-se-ia em Tomar em 1974, onde dirigiu o serviço de pediatria e recém-nascidos do antigo Hospital, bem como montou consultório na Corredoura.

Interessado pela cultura e pela arte, é um dos membros fundadores do Grupo de Amigos do Núcleo de Arte Contemporânea desta cidade.

14-UReiUrbano David Tavares Antunes Rei

A advocacia não foi a carreira inicial de Urbano David Tavares Antunes Rei, que começou por ser professor primário, depois do ciclo preparatório, e só mais tarde concluiu o curso de Direito, que exerce, em Tomar, desde 1978. Tem estado frequentemente ligado a causas e dado a cara por aqueles em que acredita, como fez recentemente como mandatário da atual equipa diretiva da Delegação de Tomar da Ordem dos Advogados. Causas que o levaram, também, por exemplo, a ser diretor da terceira série do jornal O Templário, nos finais do século XX.

15-Escuteiros44Agrupamento de Escuteiros 44

O Agrupamento de Escuteiros nº 44 foi fundado em 1945, completando no dia 1 de julho de 2020, 75 anos desde que se iniciou o Escutismo na cidade de Tomar.

Um percurso de décadas ao longo do qual passaram por aquele agrupamento várias gerações de tomarenses, desde as mais tenras idades, que ali aprenderam os valores do escutismo e foram deles transmissores na sua vida e na comunidade, presença constante nos dias em que a cidade sai à rua em festa, como hoje mesmo aconteceu.

16-EstrelasTomarDoçaria Estrelas de Tomar

Surgida da criatividade de Henrique Neves, a Doçaria Estrelas de Tomar resultou de uma sociedade deste com os seus antigos patrões da antiga Fábrica de bolos caseiros da Rua Silva Magalhães, em 1960.

Em 1966, as instalações foram sujeitas a algumas alterações, nomeadamente com a criação da sala com vista para o rio Nabão. Em 1974 compraria as cotas aos dois sócios.

Hoje, o local continua a ter uma áurea especial e a ser o local do mundo em que mais vezes se pede “beija-me depressa”.

17-SRPedreiraSociedade Recreativa e Musical da Pedreira

A Sociedade Recreativa e Musical da Pedreira, apesar de ter a sua Escritura de Constituição feita em 21 de Janeiro de 1986, foi fundada de facto a 3 de Fevereiro de 1940. A sua atividade musical iniciou-se com a formação de uma Tuna que aos poucos foi dando lugar a uma Banda, apesar de uma interrupção das atividades de quase 12 anos. Em 1976 foi formado nesta coletividade um Rancho Folclórico, ainda em funcionamento e, em 1992, foi fundado um Grupo Coral. Para além disto conta com uma Escola de Música onde são formados jovens e crianças independentemente daqueles que posteriormente são integrados na Banda.

18-TunaTemplariaTuna Templária

Reza a História que a Tuna Templária foi gizada na antiga Tasca de Cem Soldos, por um grupo de elementos do Grupo de Serenatas “Os Rosas Negras”. Em breve se tornaria numa das imagens mais visíveis do Instituto Politécnico de Tomar e das que maiores pontes criaram entre o campus educativo e a cidade. Dois CD’s lançados, o festival Templário – Festival internacional de Tunas da Cidade de Tomar, o apadrinhamento da Estatuna de Abrantes e o Hermanamiento com a Tuna de Veteranos De La Coruña, bem como a vitória em alguns festivais congéneres destacam-se entre os momentos já vividos.

 

Homenageados a 1 de março de 2019

 

MEDALHA DE HONRA DO MUNICÍPIO 

2.1

Carlos Alberto Lopes Farinha

Nascido em Tomar em 1958, Carlos Farinha é um dos mais destacados elementos da Polícia Judiciária, que lhe valeu a recente nomeação para seu Diretor Nacional Adjunto. Ingressou na PJ em 1981 como Perito de Criminalística, passando à categoria de Agente em 1989 e a Coordenador de Investigação Criminal em 1995. Ascendeu à categoria de Coordenador Superior de Investigação Criminal em 2008. Chefiou os Departamentos de Investigação Criminal do Funchal e de Leiria; foi Subdiretor na Direção Central de Investigação da Corrupção e Criminalidade Económica e Financeira; e exerceu funções como Subdiretor e Diretor na Diretoria de Lisboa da Polícia Judiciária. Foi ainda diretor do Laboratório Nacional de Polícia Científica.

É doutorando em Ciências Criminais na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, onde também foi docente convidado. Tem representado o nosso país em diversas instâncias internacionais e colaborado como formador de várias entidades.

Foi coautor do Dicionário Crime, Justiça e Sociedade, em 2016.

 

MEDALHA MUNICIPAL DE VALOR E ALTRUÍSMO (grau ouro)

 

12

Padre Leopoldo de Sousa Gonçalves

Ordenado sacerdote a 29 de Junho de 1968, o padre Leopoldo é pároco nas freguesias de Carregueiros, Pedreira e Sabacheira, Vigário Forâneo Adjunto da Vigararia de Tomar, Diretor do Secretariado Diocesano de Apoio à Mobilidade Humana e Pastoral dos Ciganos, Assistente eclesiástico das Equipas de Casais de Nossa Senhora (Sector de Tomar) e da Santa Casa da Misericórdia de Tomar, sendo reconhecido pela sua afabilidade e envolvimento comunitário que ultrapassam os meros preceitos da sua condição eclesiástica.

15

Maria Teresa de Jesus Serra Vasco (título póstumo)

Juntamente com o marido, Luís Vasco, e após o falecimento deste em 2012, Teresa Vasco foi durante perto de três décadas guardiã e zeladora da Sinagoga de Tomar, figura querida de gente vinda dos quatro cantos do mundo para conhecer o monumento judaico tomarense. Só a morte a afastou desse posto onde se manteve até ao ano passado, pelo que lhe é concedida postumamente esta homenagem.

14

Maria Helena Mota Lima

Maria Helena Mota Lima nasceu em Tomar, filha de Aquiles da Mota Lima, personalidade relevante que nos deixou o muito procurado Museu dos Fósforos. Foi ela a prosseguir esse desiderato, a que dedicou graciosamente o seu tempo, sendo presença constante no Convento de S. Francisco, onde está patente a coleção, ao longo das últimas décadas.

13

Manuel Subtil

Natural de Cem Soldos, Manuel Subtil é um dos rostos mais conhecidos do jornalismo tomarense, ficando para sempre associado ao relato das ocorrências policiais e de bombeiros que fazia todas as manhãs na Rádio Cidade de Tomar. Um diagnóstico de esclerose múltipla virou a sua vida do avesso, mas não o afastou das reportagens, num exemplo de resiliência e força de vontade que não deixa ninguém indiferente.

 

 

 

MEDALHA MUNICIPAL DE MÉRITO (grau ouro)

9

Restaurante Chico Elias

Foi buscar ao nome a Francisco Elias Simões, que em 1963 casou com Maria do Céu Pereira e aos poucos foram transformando a tasca do pai dele, nas Algarvias, num lugar apetecível pelos petiscos que ela inventava e cozinhava e que foram ganhando de boca em boca fama de serem celestiais.

8

Restaurante Bela Vista

Diz-se que os olhos também comem, e no caso do restaurante Bela Vista isso faz todo o sentido porque juntou a um dos pontos de vista mais espetaculares sobre o rio e a cidade, uma panóplia de apetitosos pratos que não deixam ninguém indiferente. Hoje sobre a alçada de Ricardo Menem e Ivo Sousa mantém-se igual a sempre mas de olhos postos no futuro.

7

Restaurante a “Lúria”

Francisco Rodrigues, o “Chico da Bêca”, abriu em 1979, na Portela de S. Pedro, uma taberna que a filha Fátima e o genro também Francisco transformaram num dos mais icónicos do concelho, referência nacional para pratos como as cilercas ou a lampreia. Acolhedor como uma lúria e, como esta, fora do bulício, outro dos seus fortes é a capacidade de se reinventar.

10

Ribasabores – Indústria de Carnes Lda

Começou por ser o Matadouro Regional do Ribatejo Norte, à época uma das empresas de maior dimensão da Zona Industrial de Tomar, quando se apertaram as exigências sanitárias no sector. Hoje, a Ribasabores é uma empresa de referência, moderna e capacitada para fazer da carne que nos chega à mesa um prazer sem pecado.

11

Tonera – Metalomecânica Lda

O petit nom de António Marques Lopes batizou uma empresa que se instalou na Zona Industrial em 1991 dedicada ao fabrico e montagem de produtos de metalomecânica e serralharia civil. Hoje, a vasta equipa de profissionais especializados da Tonera garante-lhe uma carteira de clientes em que se incluem destacadas empresas nacionais, nomeadamente nas áreas da celulose e papel, da madeira e da produção de energia.

1

António Eduardo Fortes (Tótoi)

Nasceu em 1938 no Mindelo, em Cabo Verde, mas é por Tótoi que todos o conhecem desde que em 1964 chegou a Tomar para jogar no União, de que foi o primeiro futebolista profissional e um dos mais proeminentes de sempre, que ajudou a subir à 1ª Divisão e de que fez parte nas seis épocas do escalão principal, a última já como treinador, atividade que desempenhou desde então. Não terá sido por acaso que chegou a ser convocado para a seleção cabo-verdiana.

3

Carlos Alberto Trincão

Nascido em Tomar em 1958, Carlos Trincão é professor do 1º ciclo desde 1978, carreira iniciada ainda no Colégio Nun’Álvares, exercendo atualmente na Escola dos Templários onde é coordenador de estabelecimento. Coordenou projetos de parceria internacional e foi distinguido como professor inovador em 2012. Tem sido um estudioso da História de Tomar o que, aliado ao seu gosto pela escrita, nos tem trazido livros, projetos e eventos relevantes.

4

José Joaquim Ferreira Marques

Natural de Asseiceira, José Joaquim Ferreira Marques foi sempre um folclorista empenhado, estudioso e profundo conhecedor da etnografia da região. É conselheiro Técnico Regional do Alto Ribatejo da Federação do Folclore Português e autor de obras significativas sobre a matéria.

5

José Pereira Marques

Nascido no concelho de Ourém em 1946, José Pereira Marques, além de uma longa carreira como músico militar, nomeadamente como maestro e professor, Tenente-Coronel, foi Maestro da Banda de Música da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, durante cerca de duas dezenas de anos, por dois períodos, tendo sido responsável pela elevação do nível técnico-artístico daquele agrupamento musical, reconhecido no país e no estrangeiro.

2

António Luís Linhares Corvêlo de Sousa

Diplomado em piano e composição, licenciado em Ciências Musicais e mestre em Musicologia Histórica, António Sousa foi Professor e Diretor Pedagógico. No âmbito da investigação musicológica, é autor de vários ensaios sobre a Música na Ordem de Cristo e sobre Fernando Lopes-Graça, compositor sobre quem publicou diversas obras. Atualmente é Professor de História da Cultura e das Artes e de Projetos Coletivos nos Cursos Profissionais de Instrumentistas da Escola Jácome Ratton e da Canto-Firme e Diretor Artístico do Coro Canto-Firme.

6

Luís Miguel de Sousa Ferreira

Nascido em 1984 em Cem Soldos, Luís Sousa Ferreira ganhou mediatismo como diretor do Festival Bons Sons, que é hoje a grande marca daquela aldeia. Mas o designer, produtor e programador cultural não esgota aí o seu trabalho, que é também visível noutros projetos como o 23 Milhas, projeto cultural do Município de Ílhavo ou o Caminhos, que envolve em rede 13 municípios da região do Médio Tejo. Todos eles com uma marca muito própria que esbate as fronteiras entre o rural e o urbano e põe em causa ideias feitas sobre gostos geracionais.

 

 

MEDALHA MUNICIPAL DE VALOR DESPORTIVO (grau ouro)

20

Patrícia Fernandes Sampaio

Nascida em Tomar em 1999, Patrícia Sampaio tem-nos habituado a sorrir com as suas conquistas desportivas na modalidade de judo. Atleta da Gualdim Pais, foi campeã nacional logo nas categorias de cadetes e juvenis, com diversas participações internacionais, boas prestações e algumas medalhas. Mas foi o recente título de campeã europeia de juniores que deixou bem claro ser esta uma das jovens atletas mais promissoras de Portugal, de quem esperamos todos muitas alegrias.

18

Luís Carlos Carvalho da Mota

Sempre ligado ao desporto, Luís Mota iniciou-se no atletismo em Cem Soldos, de onde é natural, a par da prática do futsal, sendo totalista das Três Léguas do Nabão, onde já correu 35 vezes. A opção mais séria pelo atletismo ocorreu a partir de 2006, tendo descoberto em 2009 a realização pessoal nas corridas de montanha, em distâncias cada vez maiores, sendo a sua vitória mais relevante a das 100 Milhas de Portugal, o ano passado, correndo nada menos de 172 Km na Serra da Estrela.

O seu esforço foi também já recompensado com a representação das cores de Portugal nos campeonatos do mundo, em Aneci, França.

19

Manuel Filipe Redol Cotralha Dias

Manuel Dias é uma das grandes descobertas do atletismo tomarense, onde a opção pelo heptatlo lhe permitiu uma carreira que tem sido brilhante nos escalões jovens, e que o levou do União de Tomar ao Sporting e depois ao Benfica, seu atual clube. Campeão nacional de pista coberta, recordista nacional sub-20 em heptatlo (pista coberta) e decatlo (ar livre), tem-se destacado também a nível internacional em que foi 9º classificado no decatlo no campeonato do mundo de sub-20, sendo por isso mesmo uma grande esperança do desporto português numa área técnica em que não nos temos destacado.

17

Carlos Manuel Neves do Carmo

Nascido em 1971, Carlos Carmo é um exemplo de como as adversidades podem ser ultrapassadas com força de vontade. Tendo ficado imobilizado nos membros inferiores, encontrou na canoagem um objetivo a que se vem dedicando desde 2013, de tal modo que obteve títulos de campeão nacional e regional de paracanoagem e já foi chamado à participação em trabalhos da seleção nacional. É também um dinamizador da modalidade.

16

Artur de Matos

Nascido em 1959, Artur de Matos tem dedicado uma parte importante da sua vida ao desporto, nomeadamente à prática da canoagem, a que se encontra ligado desde 1984 como dirigente, monitor e um dos mais destacados dinamizadores no concelho de Tomar. Como atleta tem participado em campeonatos nacionais, regionais, europeus e mundiais, que lhe valeram títulos de campeão nacional e regional. Preservar o rio Nabão, promovendo-o como espaço de turismo ativo é um dos seus objetivos de vida.

 

 

Homenageados a 1 de março de 2018

Medalha de Honra do Município (grau ouro)

João Queiroz e Mello
João Mota
Estabelecimento Presional Militar
Sofia Morais (título póstumo)


Medalha Municipal de Mérito
Nuno Garcia Lopes
Pedro Silva
Diamantino Coelho & Filho, SA
Filipe Antunes (título póstumo)
Casa do Concelho de Tomar

 

Medalha de Valor e Altruísmo
Bruno Graça
Carlos Carvalheiro

 

Medalha Municipal de Valor Desportivo
Manuel Pina
Vítor Jesus
Pedro Dias Silva

 

Homenageados a 1 de março de 2017

 Medalha de Honra do Município (grau ouro)

João dos Santos Simões

José Júlio Bento

João Pedro da Mota Lima

Manuel Bento Baptista

António Carvalho

Raúl dos Santos Coito
Fernando Araújo Ferreira
Manuel Bonet
Luís Carlos Santos
António Madureira
João Victal
José Quitério

 

Medalha Municipal de Mérito (grau ouro)
Grupo de Forcados Amadores de Tomar
Sport Club Operário de Cem Soldos

 

Medalha de Valor e Altruísmo (grau ouro)
José Inácio Costa Rosa
Jaime de Oliveira


Medalha Municipal de Valor Desportivo (grau ouro)
Associação Cultural e Recreativa de Santa Cita
Ernesto Figueiredo
Carlos Tavares

 

Homenageados a 1 de março de 2016

Medalha de Honra do Município (grau ouro)

José Cristóvão

João Mendes Godinho Júnior (a título póstumo)
Inês Pedrosa


Medalha Municipal de Mérito (grau ouro)
Sociedade Banda Republicana Marcial Nabantina
Sociedade Filarmónica Payalvense Manoel de Mattos
União Futebol Comércio e Indústria de Tomar
Sporting Clube de Tomar

 

Medalha de Valor e Altruísmo (grau ouro)
Diamantino dos Santos
Luís Vasco (a título póstumo)
Augusto Tamagnini (a título póstumo)


Medalha Municipal de Valor Desportivo (grau ouro)
Ana Rente
Nuno Merino

 

Homenageados a 1 de março de 2015

Medalha de Ouro da Cidade 

António Silva (Toneca)

Café Paraíso
Quinta do Bill
Manuel Mendes

 

Homenageados a 1 de março de 2014

Medalha de Ouro da Cidade 

José Augusto-França

 

btt-transmissoes-online

 

btt-RH

 

bottom-minha-rua-a

 

 

 

btt-agenda-jan1-24

 

btt-COVID-19

 

bottom-farmacias-servico-a 

 

 

btt-agenda-online-2022

 

btt-servicos-online copiar

 

bottom-reclamacoes-a

 

 

 

btt-site-visit-tomar

 

btt-monos-e-outros

 

btt-oferta-emprego1

 

 

 

Esta página utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Para mais informações consulte a politica de privacidade .

Aceitar utilização de cookies
Politica de cookies